A Monroe comemorou hoje, juntamente com os 48 trabalhadores da fábrica da Tenneco em Palmela, os 100 anos da marca. Fotos, brindes e um bolo de aniversário marcaram a ocasião, onde a Revista PÓS-VENDA participou numa visita à unidade.
O roadshow de comemoração dos 100 da Monroe continua na estrada mas, hoje, foi dia de uma visita simbólica à fábrica da Tenneco, no Parque Industrial da Autoeuropa, onde Pedro Santos, country manager da Monroe/Tenneco em Portugal apagou as velas do bolo juntamente com o diretor da fábrica de Palmela, Vitor de Sousa, e os 48 trabalhadores da unidade portuguesa durante a mudança de turno da tarde.
Vítor de Sousa, diretor da fábrica da Tenneco em Palmela, cortou o bolo
“Este é um dia para comemorarmos todos juntos os 100 anos da Monroe, que é uma das marcas que enriquece o sucesso da Tenneco. A festa é de todos e só podemos ter orgulho por sermos a principal marca de amortecedores mundial, a mais reconhecida e continuarmos sempre a inovar”, comentou Pedro Santos. Já Vitor de Sousa, diretor da fábrica da Tenneco em Palmela, aproveitou para dar os parabéns à Monroe e para sublinhar que “não é fácil uma marca manter-se 100 anos no mercado sempre com uma visão de qualidade e futuro”,
O já conhecido Mini da Monroe está a percorrer o país para comemorar juntos dos clientes da marca o seu centenário. Em dois meses ja percorreu mais de 4000 mil quilómetros e nos próximos meses a agenda vai ser ainda mais concorrida, continuando, através das duas promotoras, a distribuir brindes e a estreitar a relação entre os clientes e a marca.
FÁBRICA PORTUGUESA
A fábrica de Palmela da Tenneco nasceu em 1994 no Parque Industrial da Autoeuropa para fornecer diretamente as linhas de montagem da fábrica do Grupo Volkswagen. Atualmente fornece os três modelos em produção na unidade do construtor alemão – Volkswagen Scirocco e Sharan e Seat Alhambra – fornecendo sistemas de escape para os diferentes motores disponíveis em cada um destes modelos. Hoje a Autoeuropa absorve 70% da produção da Tenneco Portugal, sendo os outros 20% para a fábrica da Volkswagen no México, onde e produzido o Volkswagen Beetle e os restantes 10% para fornecimento de componentes para outras fábricas do Grupo. Este ano a previsão é para uma faturação de 13 milhões de dólares.
A fábrica portuguesa aguarda a decisão da Volkswagen, mas está bem encaminhada para fornecer também o novo modelo que será produzido a partir de 2017 na Autoeuropa, um SUV médio baseado na plataforma MQB. Esse novo modelo deverá obrigar a um investimento da Tenneco de cerca de um milhão de euros em Palmela e também à contratação operários, depois dos vários reajustes que tiveram que acontecer ao longo dos anos, sempre como consequência da produção da Autoeuropa. A média de antiguidade na empresa é de 13 anos, o que mostra a experiência de todos os operários da unidade.
A cada dois minutos sai da unidade da Tenneco, com 2400 m2 de área de produção, um sistema de escape para a linha de produção da Autoeuropa que, ao fim de duas horas, está montado no respetivo modelo a que se destina. Este fornecimento implica uma gestão muito exigente das linhas de montagem. Atualmente, o sistema de escape mais complexo produzido na Tenneco Palmela é o do Scirocco R20 (na foto abaixo), que conta com 20 componentes diferentes.
Apesar de fornecer exclusivamente o primeiro equipamento, o know-how desta unidade acaba por ser usado também no aftermarket, através dos sistemas de escape Walker, que aplicam todo o conhecimento de primeiro equipamento.
Diamantino Pereira (na foto) é o diretor de produção e conhece todos os segredos da fábrica
Para fazer parte das comemorações dos 100 anos da Monroe passe por www.monroe100.com