A Carclasse, empresa de retalho automóvel, anunciou a obtenção da certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental pela ISO 14001 – norma internacional que distingue as empresas que demonstram um compromisso contínuo com a melhoria do seu desempenho ambiental.
A obtenção da certificação prevê o cumprimento de um conjunto de requisitos para uma gestão mais eficaz do impacte ambiental das atividades da empresa, tendo em consideração a proteção dos recursos naturais, a prevenção da poluição, o cumprimento dos requisitos legais e as necessidades socioeconómicas.
“É com uma enorme satisfação que concluímos este primeiro ciclo da Certificação Ambiental na Carclasse. Uma certificação exigente e que se torna ainda mais desafiante num setor como o nosso. É o culminar de todo um investimento reconhecido. Porque investir no ambiente é investir no futuro”, explica Miguel Borges, Diretor Geral da Carclasse. “Para além de ser extremamente importante acompanharmos a constante evolução do mercado, esta certificação permite-nos demonstrar o compromisso da Carclasse como empresa, com a proteção do meio ambiente e, ao mesmo tempo, reforçar o posicionamento da Carclasse em Portugal”, conclui.
Com o objetivo de reduzir as emissões de CO2, consumir menos recursos e aumentar a valorização dos resíduos, a Carclasse tem implementado um Plano de Ações para um Desenvolvimento mais Sustentável do seu modelo de negócio – estando muitas ações já implementadas:
- Ao nível da energia, praticamente todas as instalações estão dotadas com painéis solares fotovoltaicos – que asseguram atualmente 45% do consumo diário da empresa. Valor que se prevê ser de 70% em 2025. Toda a restante energia que vai buscar à rede é 100% verde e proveniente de fontes renováveis. Além disso, a Carclasse está envolvida na criação de comunidades energéticas locais para partilha dos excedentes produzidos e desta forma otimizar a gestão da energia.
- 74% dos resíduos produzidos na atividade diária são valorizados e apenas 25% são incinerados ou encaminhados para aterro. Ao mesmo tempo, a Carclasse aumentou e melhorou os locais de triagem para uma separação mais eficiente.
- O concessionário tem em curso um plano para transição da frota própria a combustão para elétrica e instalou mais de 70 carregadores elétricos para usufruto de toda a comunidade.
- Procura consciencializar as partes interessadas e influenciar toda a cadeia de abastecimento: integrando requisitos ambientais e sociais na sua política de seleção de fornecedores.
“Calculamos a nossa pegada de Carbono, sabemos onde estamos e para onde queremos ir. Traçamos um plano de redução das emissões de CO2 das nossas atividades de forma a acompanharmos o objetivo europeu de 2030. Além disso, estamos a investir consideravelmente na transformação digital dos nossos processos. Acelerando os fluxos, as validações, e eliminando papel, o que nos torna mais eficientes. E ao mesmo tempo a procurar soluções diferenciadoras para interagir com os clientes, fidelizando-os e criando relações de longo prazo, acrescenta.
Comparativamente a 2021, a Carclasse já diminuiu em cerca de 11% das emissões de CO2 das suas para a atmosfera, devido ao aumento da produção de energia renovável e à menor utilização de combustíveis fósseis.
Com 30 anos de história no setor automóvel, a Carclasse é o maior concessionário e oficina autorizada das marcas Mercedes Benz, Jaguar, Land Rover, Ford e mais recentemente XEV, em Portugal.