Ver todas

Back

Carwell Centro Auto: Potenciar o negócio

16 Agosto, 2019

Construída do zero para ser um centro auto, a Carwell é uma estação de serviço, uma casa de pneus e também uma oficina. 

Mesmo à entrada de Nelas, de quem vem de Mangualde, aparece à nossa direita um chamativo edifício oficinal. Trata-se da Carwell Centro Auto, um muito moderno estabelecimento oficinal, totalmente novo (ainda nem inaugurado foi), que é o culminar de uma vida de trabalho de um empresário, Carlos Mendes, depois de cerca de três décadas a trabalhar (inicialmente como empregado e como gerente há 17 anos) numa estação de serviço que estava também ela localizada noutra entrada de Nelas e que agora foi encerrada.

O antes e o depois é quase como da noite para o dia. A começar pelo nome, Carwell, que foi escolhido por uma empresa de publicidade, que evoca o “carro em bom estado e bem mantido” que no fundo vai de encontro à nova realidade deste estabelecimento oficinal.

Todo o conhecimento do negócio deriva da atividade como estação de serviço e nos últimos 14 anos também como casa de pneus, mas atualmente o conceito Carwell é um bem mais vasto, já que ao mesmo foi associada uma verdadeira oficina de automóveis.

“Os serviços rápidos já tínhamos começado a fazer, mas o nosso objetivo era ter algo mais efetivo, em termos de mecânica, nestas novas instalações”, revela Paula Mandes, gerente da Carwell, esclarecendo que “agora conseguimos ter num único local diversas valências, que proporcionam um conjunto de serviços muito abrangente aos nossos clientes, que vão desde uma simples lavagem, à mudança de pneus, passando por um serviço rápido ou uma reparação mais profunda de um motor”.

Para a gerente da Carwell, o segredo está um pouco na complementaridade dos diversos serviços que oferece aos clientes, mas agora com outras condições de trabalho para os recursos humanos e para os clientes que antes não existiam.

“Só mesmo quem conhecia as anteriores instalações sabia a falta de espaço com que lutávamos diariamente”, conta Paula Mendes, reconhecendo que “o nosso problema nunca foi falta de trabalho e de serviço para fazer, mas a passagem recente para estas novas instalações revelou-se desde a primeira hora uma boa aposta pois tem sido um enorme sucesso e não estava sinceramente à espera desde impacto inicial”.

A responsável da Carwell conta que um dos grandes problemas com que lida constantemente é com a ausência de pessoas para trabalhar, dizendo que “não falta serviço para fazer, o que nem sempre se arranja é pessoas que queiram trabalhar”.

Outros dos aspetos diferenciadores da Carwell é que está aberta todos os dias da semana, funcionando mesmo ao Domingo sobretudo como estação de serviço. No área dos pneus, a Carwell tem como fornecedor preferencial a Dispnal Pneus, com quem trabalha diversas gamas de produtos, incluindo os pneus agrícolas, enquanto nas peças, a Roferman (de Mangualde) “é uma empresa que nos dá um apoio muito grande e que está sempre disponível para nos ajudar, mas também trabalhamos por vezes com outras casas de peças na região”.

Em termos de política de serviço, quer Paula Mendes quer Carlos Mendes, seguem muito de perto tudo o que é feito internamente. “Claro que os 30 anos de serviço querem dizer alguma coisa quanto ao nosso serviço, mas preocupamo-nos muito com a qualidade do mesmo, acompanhando de perto tudo aquilo que é feito internamente para se entregar o carro ao cliente o mais perfeito possível”, refere Paula Mendes, revelando que “existem dias em que passam mais de 60 carros só na estação de serviço. Isso exige muito do serviço”.

Na nova área da mecânica, a responsável da Carwell entende que tem um dos melhores mecânicos da região, tendo também o filho (estudante de engenharia) apto para o serviço ao nível da eletrónica.

Para além dos veículos ligeiros, a Carwell efetua também algum serviço ao nível dos pesados (sobretudo na área dos pneus), assistindo quer equipamentos agrícolas quer camiões ou autocarros. “Na realidade não apostamos em fazer a mecânica nos pesados. Porém, se algum cliente pedir algum serviço do qual temos habilitações para o fazer, podemos fazê-lo, mas não queremos entram muito aí. Mesmo o pneu de pesado, evitamos por vezes fazê-lo, a não ser para alguns clientes”, revela Paula Mendes.

Já com a sucessão garantida, apesar de Paula Mendes e Carlos Mendes ainda estarem longe da reforma, a verdade é que a responsável da Carwell encara o futuro com grande otimismo, embora reforce novamente a questão da falta de recursos humanos, sobretudo para a área de estação de serviço, que pode ser um entrave a um maior crescimento da atividade da empresa.

Refira-se que a Carwell está situada num terreno próprio de 2.100 m2, dos quais cerca de 900 m2 estão ocupados com as instalações oficinas, dispondo de uma moderna receção e de amplos espaços de oficina, proporcionando agora outras condições para receber os seus clientes.

Carwell Centro Auto
Nelas
Carlos Mendes / Paulo Mendes
232 945119
carlosmendes.esgalp@gmail.com

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 36, de setembro de 2018. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE