A Castrol lançou o primeiro óleo de motor EDGE 0W-20 LL de baixa viscosidade a ser aprovado simultaneamente pela BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen.
O novo produto é adequado para utilização em veículos a gasolina, diesel e híbridos, e está disponível para consumidores e oficinas em embalagens de um litro, quatro litros e cinco litros.
A Castrol EDGE 0W-20 LL IV obteve três aprovações formais amplamente consideradas como uma das mais exigentes do sector: BMW Longlife-17 FE+, MB-Approval 229.72 (da Mercedes-Benz) e VW 508 00/509 00 (da Volkswagen). Além disso, o novo lubrificante está aprovado para o Porsche C20, cumpre as especificações Ford WSS-M2C956-A1 e também cumpre os requisitos dos OEM que recomendam a utilização de óleos ACEA C5 ou ACEA C6 0W-20.
Testado durante mais de 10.000 horas, o Castrol EDGE 0W-20 LL IV trabalha para reduzir o atrito, aumentar a eficiência e reduzir as emissões nocivas. O novo produto foi concebido para enfrentar muitos dos desafios associados aos motores modernos. Embora as unidades mais pequenas e potentes ofereçam uma melhor economia de combustível, a maior utilização da turboalimentação pode aumentar a quantidade de pressão no interior do motor – a formulação de baixa viscosidade do Castrol EDGE 0W-20 LL IV minimiza a energia necessária para o mover em torno dos componentes internos do motor.
Os eventos de pré-ignição a baixa velocidade (LSPI) podem ocorrer quando motores turboalimentados mais pequenos são sujeitos a cargas elevadas a baixas velocidades do motor. A mistura ar-combustível pode inflamar prematuramente, causando pressão excessiva nos cilindros, levando a um aumento do ruído do motor e, em casos extremos, a danos catastróficos no motor. CASTROL EDGE 0W-20 LL IV passa todos os requisitos de teste LSPI para reduzir significativamente o risco de ocorrência de tais eventos.
Ralf Wobben, Especialista de Marca e Produto da Castrol Europe, afirmou: “A Castrol EDGE é a nossa gama mais avançada de óleos de motor que podem satisfazer as especificações mais exigentes. Estar na vanguarda de uma indústria em ritmo acelerado é um exemplo do trabalho líder da Castrol com os fabricantes de veículos para desenvolver óleos de motor que possam desbloquear o desempenho e aumentar a eficiência. Este primeiro lubrificante ‘combi’ 0W-20 de baixa viscosidade do mundo demonstra como estamos a aproveitar os mais recentes avanços tecnológicos e a entregá-los num produto que é adequado para inúmeras aplicações.”