Ver todas

Back

Catalgaia: Consolidar a Profix em Portugal

A Catalgaia está no mercado há 15 anos, sempre dedicada ao negócio da repintura automóvel. Desde 2009 que representa em exclusivo para Portugal e Espanha a marca polaca de tintas Profix, que lhe permite agora usar a designação de Profix Ibérica.

TEXTO PAULO HOMEM

Profissional ligado ao setor da repintura há muitos anos, Alberto Pedrosa, gerente da Catalgaia, tinha como sonho desenvolver um negócio dentro dessa área. Foi assim que há 15 anos, nasceu a Catalgaia, projeto que teve o seu período de crescimento natural, trabalhando diversas marcas.

Porém, em 2008 Alberto Pedrosa considera que a empresa nasceu de novo, fruto de uma nova estratégia que assentava sobretudo “numa única representação, com uma ampla gama de produtos que pudessem corresponder às exigências do mercado. Por outro lado, o mercado pedia-nos soluções que nós não tínhamos nessa altura”. Das diversas pesquisas e iniciativas que realizou, como forma de fazer crescer o negócio da Catalgaia, mas também poder corresponder às soluções que os clientes pretendiam, Alberto Pedrosa tinha em mente escolher uma marca “que tivesse sobretudo qualidade, obviamente com preços também competitivos”.

Após diversas iniciativas e testes, foi assim que apareceu a Profix, uma marca polaca de tintas, que a Catalgaia passou a representar de forma exclusiva em Portugal, mas também em Espanha.

“Foi uma aposta certa, já que o mercado foi tendo da nossa parte a resposta que pretendia com a Profix, o que permitiu crescer muito ao nível dos clientes, sendo que muitos deles já nos procuram, o que prova que tomamos a decisão correta”, conta Alberto Pedrosa.

Desde 2009 que a Profix começou a ser implementada em Portugal, num trabalho que levou ao crescimento e consolidação da mesma no nosso país, pelo que em 2013 foi altura de começar a abordar de forma mais incisiva o mercado Espanhol. Atualmente o mercado espanhol já representa 45% das vendas Profix, num trabalho que permite que a Catalgaia possa já utilizar o nome de Profix Ibérica, com o qual se começará a apresentar na Península Ibérica.

“Hoje em dia constatamos que o mercado procura claramente a qualidade, com o melhor preço possível, como é claro, mas percebeu claramente que a Profix tem qualidade e isso também ficou provado em Espanha”, refere Alberto Pedrosa.

 

FOCADO NA REVENDA

Em Portugal a Catalgaia opera unicamente no mercado da revenda, assumindo o responsável da empresa que “não trabalhamos comercialmente as oficinas. O que fazemos, muitas vezes, é acompanhar o nosso distribuidor à oficina na demonstração de produtos e impulsionar a venda, demonstrando que a Profix é muito mais competitiva, sem perder nada em qualidade, face a outras marcas, também ao nível do preço”. Neste momento a Profix trabalha com 17 distribuidores a nível nacional, uma área que segundo Alberto Pedrosa está estabilizada, embora ainda exista trabalho a desenvolver, estando previstas uma série de ações tendo em vista um suporte ainda mais efetivo a esses distribuidores. “Acreditamos todos, pela qualidade do produto Profix, que é possível fazer ainda mais e melhor, pelo que trabalhando com maior proximidade com os retalhistas e dando-lhes condições para efetuarem um melhor trabalho, teremos hipóteses de fazer crescer a marca em Portugal”, refere o responsável da Catalgaia, recordando que “vamos tentar reforçar este ano a nossa presença na região de Lisboa e também em Braga, onde não temos distribuidores”.

PROFIX

Por várias vezes referida por Alberto Pedrosa como uma marca de qualidade, os produtos Profix são fabricados na Pólónia (Poznan), em fábricas e laboratórios próprios. Com quase 22 anos de mercado, a Profix está presente em muitos mercados a nível mundial, incluindo os Estados Unidos, onde se estabeleceu há seis anos, através de uma joint-venture, que catapultou ainda mais a qualidade dos seus produtos.

Os produtos Profix dispõem de todas as aprovações e certificações técnicas, fruto de um trabalho de desenvolvimento exaustivo do departamento de I&D, que permite que “atualmente os produtos estejam perfeitamente adaptados às necessidades dos diversos mercados e, neste caso, ao mercado português”, revela Alberto Pedrosa, reforçando que “o incremento de qualidade dos produtos Profix é evidente. Outro fator muito importante é que a gama de produtos é muito ampla e vai totalmente de encontro às necessidades do mercado de repintura nosso país, seja nas oficinas independentes, seja nas oficinas das marcas de automóveis”.

NOVIDADES

Até ao momento a Catalgaia concentrou-se por opção estratégica, quase exclusivamente, no negócio Profix. Em 2018, a empresa espera começar a diversificação de produtos, na área “no paint”, mais uma vez como forma de corresponder às necessidades dos seus distribuidores e das oficinas. “Vamos ter de facto novidades nesta área, mas mais uma vez, queremos que a nossa aposta seja feita em produtos de qualidade, que nos permitam manter a boa imagem que conseguimos atingir no nosso mercado”, refere Alberto Pedrosa, avançando que a primeira gama de produtos serão os aerossóis.

A médio prazo outros projetos vão ser desenvolvidos, sendo que um deles será o centro de formação nas instalações da própria empresa. “Já fazemos formação nos clientes in-loco, pois temos meios humanos e técnicos para tal, mas reconhecemos que começa a ser muito importante ter um centro de formação técnico, para dar resposta rápida aos clientes, atualizar os profissionais, apresentar novos produtos e desenvolver outras ações”, conclui o responsável da Catalgaia.

PALAVRAS-CHAVE