Ver todas

Back

Cautex: Qualidade, abrangência de gama e serviço

6 Abril, 2021
91 Visualizações

Passados mais de 60 anos, o Grupo Cautex continua a apostar em três princípios: a gama de produtos, a qualidade e o serviço que presta aos seus clientes.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

A marca Cautex iniciou a sua atividade em 1956 em Barcelona. Especialista na comercialização de peças de borracha e metal para o aftermarket, a sua gama abrange também materiais industriais, nomeadamente perfis de borracha e apoios para maquinaria. Com o passar dos anos, a empresa expandiu-se para outras linhas de produto, tanto de produção própria como de reconhecidas marcas de primeiro equipamento. Nos últimos anos, o Grupo Cautex fortaleceu a sua presença na Europa, tornando-se uma das referências no mercado de reposição de peças de borracha e metal.

PRODUTOS
A Cautex destaca-se por ter um catálogo com mais de 10 mil referências em peças de reposição de borracha-metal, tubos, apoios, polias da cambota, componentes moldados de borracha e plástico, kits de reparação de transmissão e direção, tubos de silicone, juntas e perfis. “A maioria das referências são de qualidade equivalente ao original e sempre sujeitas às normas e especificações que os nossos clientes exigem”, explica à PÓS-VENDA Jorge Campo, Export Manager do Grupo Cautex. Além disso, a empresa comercializa também a marca Facet, de componentes de ignição, e a marca Plyom, que foca a sua atividade em duas gamas de produto cabos de controlo e elevadores de vidro. Jorge Campo acrescenta que, “além de possuir um dos catálogos mais completos do mercado no setor, na Cautex contamos com preços competitivos e de altíssima qualidade.

Além da capacidade logística, que nos diferencia da concorrência. O Grupo Cautex opera com base em três princípios: a gama de produtos, a qualidade e o serviço ao cliente”. A Cautex conta com um renovado laboratório de desenvolvimento de produtos e um departamento de big data, “o que nos permite ter um grande volume de informação recolhida para analisar e trabalhar em novos projetos”, indica Jorge Campo.

PORTUGAL
Quanto à presença da Cautex em Portugal, o Export Manager do Grupo Cautex indica que é “satisfatória, embora possa sempre ser melhorada, mas nos últimos anos temos vindo a crescer e estamos satisfeitos com o trabalho realizado. A boa reputação da nossa marca não passa despercebida. Estamos muito satisfeitos com os nossos parceiros, todos demonstram uma constante vontade e apoio para desenvolvermos e ampliarmos, em conjunto, a presença e a capilaridade da Cautex no mercado português. Em relação a novos distribuidores, estamos sempre atentos aos desenvolvimentos e alterações do mercado, assim como às possíveis novas sinergias para levarmos os nossos produtos a todos os clientes.

O mercado português é muito exigente a todos os níveis. Devido ao nosso tipo de produto, precisamos de parceiros que sejam comprometidos e que entreguem o nosso produto ao cliente na hora certa, e os nossos distribuidores tratam disso com muita eficiência”. E acrescenta: “Contamos com um moderno armazém logístico equipado com um alto grau de automação e um poderoso e moderno programa de gestão logística, o que nos permite preparar pedidos com rapidez e eficiência e enviá-los para qualquer parte do mundo, atingindo, assim, um alto nível de serviço. As ligações entre Barcelona e Portugal são muito boas, ainda melhores do que em alguns pontos em Espanha. Além disso, as nossas instalações estão muito próximas do porto e aeroporto de Barcelona, uma das melhores localizações da Europa em termos de logística”, acrescenta.

MARKETING
Depois do confinamento devido à pandemia Covid-19, Jorge Campo indica que o Grupo Cautex tem-se vindo a fortalecer na área de marketing e comunicação, “e isso nota-se nas ações de marketing e comunicação que temos levado a cabo. Queremos estar mais próximos dos nossos clientes portugueses. Na Cautex damos suporte a todos os nossos distribuidores, todos os dias, com apoio dos departamentos comercial, técnico e de marketing. Estamos sempre à disposição dos nossos parceiros e clientes para trabalharmos juntos para o sucesso comum”.

Jorge Campo
EXPORT MANAGER DO GRUPO CAUTEX
Como pode a Cautex ajudar as oficinas a serem mais rentáveis?
O nosso departamento de qualidade fornece-nos feedback das oficinas, e isso é muito útil para nós. Todas estas informações, além de fornecerem um nível de comunicação direta com os nossos clientes, permitem-nos continuar a crescer graças às suas contribuições, detetar possíveis melhorias e aplicá-las em novas produções.

O futuro das marcas de aftermarket ficará comprometido com os veículos elétricos e híbridos?
É uma tendência inevitável e, como todas as grandes mudanças que ocorreram na história do pósvenda, o modelo de negócio será diferente. Porém, no Grupo Cautex contamos com uma estrutura e uma equipa de trabalho que nos deixa preparados para enfrentar todos estes desafios.

Quais os projetos futuros da Cautex?
A Cautex pretende competir ao mais alto nível e, para isso, estamos a investir recursos na expansão do nosso catálogo de produtos. O nosso foco é a borracha e o metal, e aí não vamos parar de crescer em oferta, mas há famílias de produto nas quais temos muito espaço para crescer. O ano de 2020 foi um marco na história da empresa, com uma mudança de imagem corporativa, novas instalações e profissionalização dos nossos departamentos técnicos. O nosso objetivo é continuar a crescer, tanto no mercado espanhol, que nos conhece perfeitamente, como nas exportações, onde ainda temos uma grande margem de crescimento.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 62 de novembro 2020. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE