Ver todas

Back

Centro de Experiências Michelin de Almeria celebra 50.º aniversário

6 Julho, 2023

O Centro de Experiências Michelin de Almeria, um dos centros de testes de pneus mais relevantes do grupo Michelin a nível mundial, está a comemorar este ano o seu 50.º aniversário.

Este centro vai ao encontro da intenção da Michelin em evoluir de forma permanente a performance do pneu, não só adaptando-se às profundas e contínuas alterações que atravessa a indústria, mas, também, trabalhando para alcançar o compromisso estabelecido pelo Grupo, de que, em 2050, todos os seus pneus sejam fabricados com 100% de materiais sustentáveis, reciclados ou de origem biológica, com o objetivo de atingir já 40% em 2030, e de aumentar a eficiência energética em até 10%, por comparação com 2020, sem comprometer a performance.

Para cumprir o seu plano, a Michelin baseia-se na sua liderança tecnológica e na sua capacidade de inovação, com mais de 6000 especialistas dedicados a desenvolver os pneus mais avançados, e investimentos anuais de mais de 680 milhões de euros em investigação e desenvolvimento. O Centro de Experiências Michelin de Almeria (CEMA), que este ano comemora o seu 50 aniversário, ilustra na perfeição a capacidade de inovação da Michelin, e, atualmente, é um dos mais importantes centros do Grupo, a nível mundial, dedicados à experimentação e investigação de novos produtos.

Situado no cabo de Gata, numa zona com um microclima particular, que conta com o nível pluviométrico mais baixo da Europa (apenas 200 mm de chuva por ano), e temperaturas médio-altas, o CEMA oferece as condições ideais para desenvolver os programas de testes e avaliação a que são submetidos os novos pneus antes de serem lançados no mercado.

Nas suas instalações, que ocupam uma superfície de 4500 hectares, e contam com uma superfície total construída que supera os 60 000 metros quadrados, o CEMA possui um grande complexo de pistas especializadas, com mais de 100 km de extensão e todo o tipo de superfícies, que se adaptam a praticamente qualquer condição de utilização, e em que um amplo parque de máquinas de rodagem, e mais de 250 veículos de todo o tipo, totalizam, a cada ano, cerca de 20 milhões de quilómetros de testes, que permitem avaliar, em condições reais, as qualidades e as limitações de todo o tipo de pneus, em desempenhos tão diversos como a aderência em distintos tipos de piso, o conforto, a resistência às agressões e ao desgaste, ou o seu comportamento face a choques, ou em situações de alta temperatura, entre muitas outras variáveis.

No CEMA trabalham mais de 170 especialistas altamente qualificados, que dispõem das tecnologias mais avançadas para a captação e tratamento dos milhões de dados quem, diariamente, são obtidos através dos ensaios. O centro conta, também, com serviços técnicos específicos, cujas funções abarcam desde o estabelecimento da metodologia, ou as condições e seguimento dos testes, até à realização material dos testes, assim como a conceção e afinação dos equipamentos mecânicos, eletrónicos e informáticos, a instrumentação e análise dos veículos, ou o estudo de traçados e pavimentos.

Por tudo isso, o CEMA é, atualmente, uma peça chave para a liderança do grupo Michelin em investigação, desenvolvimento e tecnologia.

PALAVRAS-CHAVE