Ver todas

Back

CEPRA obtém Medalha de Excelência e o título “Best of Nation” no Euroskills Budapest 2018

29 Outubro, 2018
291 Visualizações

Daniel Stelmach, formando do CEPRA,  foi o representante de Portugal na competição de Automotive Technology no Euroskills 2018 e teve uma excelente prestação conseguindo obter uma Medalha de excelência e o título “Best of Nation” por ter obtido a classificação mais alta de entre todos os concorrentes portugueses.

Nesta 6ª edição dos campeonatos participaram cerca de 600 jovens concorrentes em representação de 28 países, que competiram em 40 diferentes profissões. A equipa portuguesa, constituída por 18 concorrentes que participaram em 15 profissões obteve 3 medalhas de bronze e 6 medalhas de excelência o que atesta bem o esforço e dedicação dos concorrentes, dos jurados e de todos os que contribuíram para o sucesso da equipa.

Os concorrentes são apurados na sequência da sua participação no Campeonato Nacional das Profissões, sendo selecionados para a participação nas competições internacionais os Campeões Nacionais com melhor desempenho.

Desde 2008 que o CEPRA participa nos Campeonatos, na profissão de Tecnologia Automóvel:

– 7 Campeonatos Nacionais, em que obteve 6 medalhas de ouro e 2 de prata,

– 6 Campeonatos Europeus em que obteve 2 medalhas de prata, 2 medalhas de bronze, 1 medalha de excelência e 1 título “Best of Nation”,

– 4 Campeonatos Mundiais, em que obteve 3 medalhas de excelência e 2 títulos “Best of Nation”

O Expert Eduardo Fonseca (Técnico Superior do CEPRA) foi novamente eleito Presidente do Júri pelos seus pares da competição de “Automobile Technology” nos Campeonatos da Europa das Profissões – Euroskills Budapest 2018. O Diretor do CEPRA, Engº António Caldeira, foi nomeado presidente do “Hearings Commitee”, por convite da organização e é membro honorário do WorldSkills Internacional, distinção decorre das funções que exerceu como Delegado Técnico da WorldSkills Portugal.

Estas nomeações são de grande importância para o CEPRA. A eleição como “Chief Expert” é feita pelos Jurados Internacionais dos países que participam na competição, sendo por isso prestigiante o reconhecimento pelos seus pares, do desempenho do Jurado que representa o CEPRA e a Formação Profissional que se faz em Portugal.

A participação em Campeonato Internacionais, com um nível de rigor e exigência do Euroskills e do Worldskills, constituem excelentes contributos tanto para os jovens concorrentes já que lhes proporcionam o contacto com métodos e técnicas de execução associados às várias profissões em competição permitindo-lhes desenvolver a criatividade, qualidade e autonomia no trabalho, como para os Centros de Formação Profissional que participam, porque permitem também aferir a eficácia da formação profissional ministrada por operadores a nível mundial, induzindo fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem. São por isso um excelente contributo para o incremento dos critérios de exigência nos Centros de Formação, e para a valorização da Formação Profissional.

 

PALAVRAS-CHAVE