O CEPRA voltou a subir ao pódio para receber a medalha de prata da Competição de Mecatrónica Automóvel no Euroskills 2016.
Depois da medalha de ouro obtida no Campeonato Nacional, Admário Ferreira, formando da Delegação do CEPRA, esteve a representar Portugal em Gotemburgo, na Suécia, no Campeonato Europeu das Profissões. De 1 a 3 de dezembro foram muitas as provas que reproduzem situações reais de trabalho, e que exigem conhecimento, perícia e concentração, mas a cuidada e empenhada preparação do concorrente, com o envolvimento de toda a equipa da delegação da Maia, permitiu obter este excelente resultado.
A participação nestes campeonatos foi para o CEPRA um evento memorável já que o diretor do CEPRA, António Caldeira, foi nomeado Presidente do Hearings Commitee a convite da organização, Eduardo Fonseca foi eleito pelos colegas europeus presidente de júri de Mecatrónica Automóvel, e Admário Ferreira obteve a Medalha de Prata para Portugal.
Ao todo a equipa portuguesa foi constituída por 22 concorrentes em variadas profissões, e teve um bom desempenho nestes Campeonatos da Europa das Profissões, conseguindo 3 medalhas, duas de prata e uma de bronze e cinco certificados de excelência. Já em Portugal a equipa portuguesa, constituída pelos jovens concorrentes, os chefes de equipa e os jurados que os acompanharam no Campeonato Europeu das Profissões, foram recebidos no IEFP pelo secretário de estado Miguel Cabrita, e outras entidades como a Representação da Comissão Europeia em Portugal, a OIT e a Agência Nacional Erasmus+.
Agora começa a preparação da próxima etapa, o campeonato mundial Worldskills 2017 em Abu Dhabi.
Os Campeonatos das Profissões são encontros onde os jovens de vários países têm oportunidade de concorrer entre si, e que proporcionam o contacto com métodos e técnicas de execução associados às várias profissões em competição permitindo-lhes desenvolver a criatividade, qualidade e autonomia no trabalho. Os Campeonatos permitem também aferir a eficácia da formação profissional ministrada pelos diferentes operadores, e, simultaneamente, induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem. São por isso um excelente contributo para a valorização da formação profissional.
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