Ver todas

Back

Cepsa no topo do Índice de Sustentabilidade Corporativa

11 Dezembro, 2023
423 Visualizações

De acordo com o Índice de Sustentabilidade Corporativa (CSA) elaborado pela S&P Global, a Cepsa alcançou a liderança global no que respeita a sustentabilidade no seu setor, juntamente com outra empresa.

Este ranking, que avalia 165 empresas a nível mundial, destaca o desempenho e a capacidade de gestão da Cepsa em aspetos ambientais, sociais e de boa governação (ESG).

A empresa alcançou uma classificação de 74 em 100, uma melhoria de três pontos em comparação com os 71 obtidos em 2022 e dez pontos em comparação com os 64 alcançados em 2021.

Este aumento significativo fez com que, no ano passado, a Cepsa já tivesse sido distinguida como a empresa do sector que mais aumentou a sua pontuação, obtendo o reconhecimento de “Industry Mover”.

Esta conquista assume maior relevância tendo em conta a evolução das empresas do setor neste índice, uma vez que as empresas do top 20 da indústria registaram uma descida média de mais de três pontos, no último ano.

De acordo com Carmen de Pablo, CFO e Diretora de Estratégia e Sustentabilidade da Cepsa “Pretendemos gerir a nossa transformação de acordo com as melhores práticas empresariais ESG, porque este é o caminho certo para alcançar a nossa ambição para 2030 de ser uma referência na transição energética e gerar impactos positivos em todos os nossos stakeholders. A posição de liderança em avaliadores independentes, como a S&P Global, incentiva-nos a ser ainda mais exigentes e ajuda-nos a continuar a avançar em direção a um futuro mais verde, mais justo e mais sustentável”.

A Cepsa obteve a melhor classificação do seu setor em questões-chave como a estratégia climática, a gestão de riscos e crises e a gestão ambiental, numa análise que inclui mais de 1.000 indicadores de sustentabilidade.

Entre os fatores que contribuíram positivamente para esta classificação está a ambição da empresa de se tornar uma referência europeia na transição energética, incluída na sua estratégia “Positive Motion”, para liderar a mobilidade sustentável e a produção de hidrogénio verde e biocombustíveis 2G até 2030.

Outras iniciativas que contribuíram para este resultado prendem-se com a revisão e aprovação de políticas corporativas pelo Conselho de Administração, refletindo as melhores práticas do mercado, a publicação do Plano de Sustentabilidade “Positive Motion”, que estabelece compromissos ambiciosos em termos de captação eficiente de água, economia circular e diversidade, entre outros aspetos, bem como as iniciativas publicadas no Relatório de Gestão Integrado 2022, que segue os mais elevados padrões de reporte.

Contribuíram, igualmente, para este resultado matérias como a incorporação de critérios ESG na remuneração variável da equipa de gestão e dos colaboradores da empresa, a evolução positiva nos últimos anos de métricas de sustentabilidade relevantes ou a publicação acessível dos resultados dos estudos de impacto ambiental e da análise de impactos e dependências em termos de biodiversidade, que permitiram ampliar a transparência, integridade e abordagem sustentável da Cepsa.

Todos os anos a empresa é avaliada por diferentes classificações, consideradas as mais relevantes pela comunidade financeira global, que medem os seus compromissos ESG, iniciativas, evolução das métricas e nível de reporte. Para além dos resultados anunciados pela S&P Global CSA, no índice da Moody’s3, a empresa demonstrou um progresso significativo ao obter 65 pontos em 2023, superando os 61 pontos alcançados em 2022, e alcançando o top 3 do seu setor na Europa.

Simultaneamente, a Sustainalytics mantém a posição de liderança da empresa energética pelo terceiro ano consecutivo e o distintivo “Industry Top Rated”. A Clarity AI, a empresa de tecnologia de sustentabilidade que utiliza machine learning e big data para fornecer informações ESG aos stakeholders, posicionou a Cepsa como a empresa com a melhor pontuação no seu setor. Finalmente, a EcoVadis reconheceu a Cepsa com a medalha de ouro, colocando-a entre as 3% melhores empresas do mundo, uma classificação de referência utilizada pelas empresas para avaliar a sustentabilidade da sua cadeia de abastecimento.

PALAVRAS-CHAVE