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Champion revela 5 mitos sobre lubrificantes

28 Julho, 2017

Na era digital, encontrar informação pode ser fácil. No entanto, encontrar a informação correta pode ser um pouco difícil. A Champion reuniu 5 factos essenciais que precisa saber sobre o óleo de motor, para que tenha a informação correta.

1 – Mudança do óleo

Verdadeiro ou falso: tem que mudar o óleo a cada 10 000 km?

FALSO: Durante anos, a regra geral era mudar o óleo do motor a cada 10 000 quilómetros, mas com o óleo sintético este limite pode ir mais além. Gradualmente, os fabricantes de automóveis têm vindo a estender os intervalos de mudança do óleo para 15 000 quilómetros, depois para 20 000 e agora até mesmo para 30 000 quilómetros.

2 – Rótulos

Verdadeiro ou falso: o “W” em 5W40 refere-se ao “peso” (“weight”)?

FALSO: o “W” refere-se a “inverno” (“winter”). A viscosidade do óleo de motor está sujeita a mudanças de temperatura. Uma única taxa de viscosidade representa apenas o fluxo de óleo quando aquecido. Mas, e se precisar ligar o seu automóvel numa manhã fria de inverno? É aqui que classificação multigrade entra na equação. O óleo fluirá mais lentamente, o que é diferente de quando é aquecido, portanto esta classificação de viscosidade também é importante. O número antes do “W” representa a viscosidade no arranque do motor, enquanto o número depois do “W” representa a viscosidade durante o funcionamento do motor.

3 – Cor do óleo

Verdadeiro ou falso: quando o óleo de motor fica escuro, significa que está sujo e deve ser mudado?

FALSO: pelo contrário! O óleo detergente dispersa partículas muito pequenas, o que pode resultar em lama no motor, e mantêm-nas em suspensão. Desta forma, estas partículas não se conseguem acumular e é por isso que o óleo parece mais escuro. Evidentemente, o óleo tem um limite relativamente à quantidade destas partículas em suspensão que pode conter. Eventualmente precisa ser mudado quando se torna saturado. Mude o óleo conforme recomendado pelo fabricante do seu automóvel tendo em conta que a cor na vareta não é de forma alguma o indicador correto para um intervalo de mudança de óleo.

4 – Aditivos

Verdadeiro ou falso: os aditivos do óleo de motor aumentam o desempenho do seu motor?

FALSO: os aditivos de óleo fornecem ao lubrificante as propriedades detergentes que mantêm o seu motor livre de lama. Incluem também retardadores de ferrugem para evitar a corrosão e contêm aditivos para proteger as superfícies metálicas. Melhoram também o índice de viscosidade do óleo do motor, o intervalo de temperaturas sob o qual o óleo flui de forma adequada através do motor. Utilizando o óleo correto de motor para o seu veículo não melhora apenas o respetivo desempenho, mas evitará também uma lavagem de motor necessária. Utilize a nossa ferramenta de recomendação de produtos quando estiver à procura de um óleo!

5 – Automóveis mais antigos que utilizam óleo sintético

Verdadeiro ou falso: irão os óleos sintéticos causar fugas em automóveis mais antigos?

Verdadeiro: os vedantes em motores de veículos mais antigos (com 20 anos ou mais) com elevada quilometragem podem não conseguir lidar com as capacidades detergentes dos aditivos nos lubrificantes sintéticos, o que poderia causar fugas. Para estes veículos é recomendável seguir as instruções e recomendações que encontram no manual do seu automóvel. Os óleos para utilização em veículos mais antigos são do tipo mineral com aditivos que são adaptados para proteger adequadamente esses motores em particular.

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