Ver todas

Back

Chereau e Girteka em parceria na sustentabilidade

17 Março, 2023
757 Visualizações

A Chereau e a Girteka estabeleceram uma parceria de quatro anos para desenvolver transportes mais sustentáveis, apostando também na responsabilidade social empresarial e o desejo de limitar o impacto do transporte refrigerado no planeta.

A Chereau está em processo de industrialização da tecnologia VIP (painel isolado a vácuo), o que resultará em ganhos de cerca de 20% em termos de isolamento e consumo de combustível da unidade de refrigeração para o transporte de longa distância. Também aumenta a gama de reboques refrigerados com unidades elétricas alimentados por bateria.

Testes realizados em França pela Cemafroid e Chereau mostram que, no transporte de longa distância, o consumo da unidade de refrigeração é proporcional ao nível de isolamento, permitindo ganhos significativos com veículo de alto desempenho isolante. O semirreboque testado, equipado com um sistema ferroviário ATD-C longitudinal e vertical, obteve um coeficiente K recorde de 0,27 em vez de 0,37 com a gama clássica Chereau. A gama Chereau Performance tem também a capacidade de manter melhor a temperatura em caso de problema na unidade de refrigeração, por exemplo em caso de falha de combustível. O semi-reboque Chereau Performance testado precisará por exemplo de 12 horas para ir de 0˚ a 5˚ contra 4 horas para o semirreboque tradicional Chereau.

O kit aerodinâmico Chereau reduz o consumo de energia do trator e é composto por dois elementos: O AeroTop é um spoiler de tejadilho de 50mm de altura que reduz o arrasto aerodinâmico e poupa até 0,3L/100 km. O AeroFlap é integrado no modelo da porta traseira e implantado automaticamente através da abertura ou fecho das portas. Para motores diesel, a 80 km/h, a combinação de AeroTop e AeroFlap oferece uma economia de combustível de 1,1l/100 kms. Os dispositivos aerodinâmicos desenvolvidos Chereau são em alumínio e funcionam sem a necessidade de uma acção do condutor.

Entre os veículos produzidos para o Girteka, alguns serão equipados com aerodinâmica e VIP, a fim de comparar o consumo de combustível e desempenhos com veículos não equipados. Girteka, prestando serviços de transporte rodoviário em toda a Europa, desenvolveu e implementou muitas soluções digitais, incluindo RTV e monitorização contínua do desempenho da sua frota. Tendo esse tipo de sistemas e dados disponíveis, o Girteka poderá avaliar rapidamente todos os benefícios de investir em isolamento aéreo e VIP.

PALAVRAS-CHAVE