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CHN (Iveco) apresenta plano para os próximos 5 anos

4 Setembro, 2019
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A CNH Industrial N.V., anunciou esta semana o seu novo plano de negócios “Transform 2 Win” para os próximos 5 anos (2020 a 2024), no decorrer do seu evento no âmbito do Dia dos Mercados de Capitais, em Nova Iorque, EUA, apresentando uma estratégia detalhada para transformar a estrutura e o desempenho da empresa, para que os seus cinco segmentos operacionais alcancem o seu pleno potencial.

Os destaques do plano a 5 anos incluem:

  • Vendas líquidas projetadas para crescer a uma taxa de crescimento anual composta de 5%;
  • Crescimento significativo planeado no investimento anual de desenvolvimento de produtos para todos os segmentos, totalizando 13 mil milhões de dólares no decorrer do plano para 2024;
  • Margem EBIT ajustada das Actividades Industriais irá atingir 8% em 2022 e 10% em 2024, com o EBIT ajustado a representar mais do dobro dos níveis actuais;
  • ROIC (Retorno Sobre o Capital Investido) de atividades industriais projectado para atingir 20% (um aumento de 600 bps face a 2018) e crescimento do EPS diluído ajustado de 0,86 dólares (orientação pelo ponto médio de 2019) para 2 dólares em 2024;
  • A separação de activos em activos on-Highway (segmentos de veículos comerciais e propulsores) e activos off-Highway (agricultura, construção e segmentos especiais), resultará na criação de duas entidades listadas, cada uma líder mundial no seu negócio.

O plano baseia-se em segmentos robustos e específicos e estratégias funcionais, a serem implementadas através de uma combinação de iniciativas estratégicas de melhoria de valor, incluindo o crescimento das oportunidades de negócio, iniciativas de desempenho e de simplificação de negócios, eficiências para optimização dos activos e programas de envolvimento e desenvolvimento de talentos.

No âmbito da estratégia “Transform 2 Win”, a CNH Industrial reduzirá os custos operacionais e aumentará a eficiência da sua base de activos, através de acções de reestruturação direcionadas e outros encargos, condensados num programa de eficiência e outras iniciativas, incluindo o processo de simplificação 80/20, iniciado no 4º trimestre de 2018. A sua total implementação está prevista para o final de 2022. Os encargos antes de impostos associados a este programa de eficiência, no que resta de 2019 e ao longo de 2022, deverão situar-se entre os 450 e os 500 milhões de dólares, prevendo-se que 250 milhões deles sejam de ordem financeira.

O plano “Transform 2 Win” vai levar a empresa a separar seus negócios on-Highway e off-Highway, decisão que surge no seguimento da conclusão de um profundo processo de revisão do portfólio e que teve em conta, entre outros aspectos, factores de ordem estratégica, de investidores e de sinergias. Esta revisão colocou em evidência que as empresas on-Highway e off-Highway têm diferentes exigências regulamentares e de clientes, divergindo, também, na forma como são afectadas pela aceleração das megatendências da indústria em termos de digitalização, automação, propulsões de baixas ou zero emissão e constante transformação.

A cisão (spin-off) dos activos on-Highway maximizará o foco e a flexibilidade da gestão, alinhará as prioridades de investimento e de incentivos, atenderá melhor às necessidades do respectivo negócio e optimizará o custo e a estrutura capital de cada empresa, para impulsionar um crescimento rentável. Fortalecerá ainda mais as posições de liderança dos negócios on-Highway e off-Highway, posicionando-os melhor para alcançar o seu ambicioso plano de objectivos, bem como optimizar o seu potencial de criação de valor para os accionistas. À medida que o processo de separação das duas unidades de negócio (empresas) progride, os principais pontos do plano, bem como as acções de reestruturação, serão desagregados em planos pró-forma separados para cada empresa.

A empresa off-Highway, com receitas pró-forma de 15,6 mil milhões de dólares em 2018, será predominantemente uma empresa agrícola (75% das receitas), apoiada pelo negócio da construção civil (19%). Os veículos especializados (6%) permanecerão dentro da empresa off-Highway. A Case IH, a New Holland Agriculture e a STEYR vão consolidar as suas posições no mercado, fortalecendo ainda mais as linhas de produtos e melhorando a distribuição, e acelerando o investimento em atividades de automação e digitalização. A CASE Construction Equipment e a New Holland Construction, bem como os camiões pesados ASTRA para a indústria de minas e pedreiras, incidirão na melhoria da rentabilidade, simplificação da gama de produtos e aumento da quota de mercado em segmentos de aplicações específicas. Os veículos de defesa e de combate a incêndios Magirus desenvolverão as suas ofertas líderes na indústria junto da sua especializada base de clientes.

A recém-listada empresa on-Highway, com receitas pró-forma de 13,1 mil milhões de dólares em 2018, vai englobar as marcas de veículos comerciais IVECO, IVECO BUS e HEULIEZ Bus (69% das receitas), juntamente com o negócio de propulsores FPT Industrial (31% das receitas). A posição no mercado e a gama de produtos da marca IVECO serão reforçadas com investimentos em melhoramentos de produto e tecnologias. A FPT Industrial continuará a oferecer soluções de propulsores de referência no sector e acelerará o desenvolvimento de soluções de propulsão alternativas. A FPT Industrial continuará a ser um dos principais fornecedores do negócio off-Highway através de um acordo de fornecimento a longo prazo.

Suzanne Heywood, Presidente da CNH Industrial: “Este arrojado plano levará à criação de dois novos líderes mundiais nos respectivos sectores. O Conselho de Administração apoia firmemente esta estratégia ambiciosa e a sua confiança é sustentada pelo rigoroso trabalho empreendido na sua formulação.”

Hubertus Mühlhäuser, CEO da CNH Industrial: “Com a nossa estratégia ‘Transform 2 Win’ demos uma nova e entusiasmante direcção à nossa empresa. Desenvolvendo metas ambiciosas e alcançáveis para cada segmento e reorganizando a nossa estrutura para criar dois líderes mundiais, todos os nossos grandes negócios terão melhores condições para concretizar todas as suas potencialidades em termos de desempenho financeiro, criação de valor para accionistas e investidores e em termos de sustentabilidade. A nossa firme avaliação das principais megatendências, que estão a mudar rapidamente o panorama empresarial, levou-nos a abraçar este desafio de transformação da empresa. Beneficiando de uma gestão mais focada, as duas entidades vão acelerar os seus processos de inovação, serão mais ágeis no planeamento estratégico e participarão activamente da consolidação da indústria. Tudo isto é totalmente coerente com o nosso objectivo estratégico de ‘impulsionar a transformação sustentável’”.

A nova empresa on-Highway terá uma estrutura jurídica baseada na CNH Industrial N.V., prevendo-se que a cisão (spin-off) esteja concluída no início de 2021, estando sujeita a aprovação em Assembleia Geral Extraordinária de Accionistas, agendada para o início de 2020.

A CNH Industrial recorreu a consultores externos na elaboração da cisão constante no plano.

A documentação apresentada no Dia dos Mercados de Capitais pode ser consultada na secção “Relações com Investidores” do site corporativo da CNH Industrial.

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