Ver todas

Back

CitNOW: Mais 20% de negócio para a oficina

28 Julho, 2017
41769 Visualizações

A CitNOW chegou recentemente a Portugal propondo uma solução de vídeo para que uma oficina possa potenciar as suas vendas. Os resultados noutros mercados têm sido muito favoráveis.

TEXTO PAULO HOMEM

Já há alguns anos a esta parte, nomeadamente com a proliferação dos smarthpones e similares, que o vídeo ganhou uma importância fundamental no mundo automóvel ao nível das vendas mas também, e sobretudo, na área do pós-venda.

A CitNOW (lê-se “see it now”) é uma multinacional que acaba de chegar a Portugal, propondo uma solução simples, com base no vídeo, para quem vende automóveis (novos ou usados) mas também para quem faz manutenção automóvel.

Citnow“Na CitNOW acreditamos que a transparência e a confiança constroem relações fortes com clientes e que relações fortes com clientes geram mais retorno e mais negócio para as empresas”. É com esta introdução que Hugo Morgado, country manager da CitNOW em Portugal, começa por explicar de pronto a mais valia do serviço que propõe aos clientes do setor automóvel, dizendo ainda que para gerar negócio “utilizamos o vídeo para comunicar com os clientes de uma forma muito simples, prática e transparente”.

A ideia inicial remonta a 2008 (numa altura em que a ideia estava muito à frente da tecnologia disponível), mas a solução que agora está a ser introduzida em Portugal é de 2012, recorrendo à gravação vídeo e ao seu imediato envio ao cliente para que a comunicação entre ele e a oficina seja o mais rápida possível.

“O vídeo é mesmo o centro de ação de todo o processo, sendo que as informações em texto são complementares ao vídeo”, refere Hugo Morgado, argumentando que essa diferenciação é um dos pontos fortes da solução CitNOW.

FUNCIONAMENTO

Quando o veículo se encontra na manutenção, o mecânico através de uma APP da CitNOW num smartphone ou de um Ipod, poderá fazer um check-up à viatura, seguindo uma determinada check list, filmando tudo aquilo que considera que deverá ser feito no automóvel (acompanhado com voz a explicar) mas que não estava previsto inicialmente entre o cliente e a oficina.

CityNowAtravés de uma sinalética com analogia aos semáforos, é indicado aquilo que é urgente ser realizado no carro (semáforo vermelho), o que é recomendado fazer pois já não deve aguentar até à próxima manutenção (semáforo amarelo) e aquilo que está bem (semáforo verde).

Através dessa APP toda a informação com o vídeo é enviada para o rececionista, que valida a informação e orçamenta-a, e a envia então para o cliente, utilizando uma plataforma da CitNOW (através de um browser).

 

O cliente receberá essa informação por SMS ou email, no seu smarthpone, tablet ou computador, visualiza o vídeo e terá que ser ele a aprovar se autoriza as operações a fazer no seu automóvel (para além daquelas que estavam previstas).

Essa informação contém preços e uma estimativa dos custos que o cliente terá que pagar a mais (no caso de aprovar as informações que estão com semáforo vermelho ou amarelo).

Assim que o cliente aprovar, através de uma operação muito simples, a oficina recebe a notificação e prontamente poderá dar início ao trabalho adicional a fazer naquela viatura. No caso de o cliente não aprovar a totalidade ou parte desse orçamento, a plataforma fica com esse histórico, que servirá para futuros contactos com o cliente alertando-lhe que existe serviço para fazer no seu carro.

CityNow

Apesar de uma oficina poder utilizar um qualquer smartphone ou tablet para trabalhar com esta solução, a CitNOW recomenda também a utilização de um KIT, que inclui um Ipod, um microfone e umtripé, pois o mesmo está preparado para funcionar com esta solução de uma forma optimizada, que permite gravar o video e a voz em condições ideais.

“Existe sempre um conjunto de procedimentos que recomendamos fazer numa fase inicial, mas com a prática rapidamente todo este processo se torna muito simples”, refere o country manager para Portugal da CitNOW.

Apesar de ter focado a sua ação numa fase inicial junto das marcas e dos concessionários automóveis, por razões estratégicas, o CitNow é perfeitamente aplicável a qualquer tipo de oficina, seja ela de rede ou independente.

RESULTADOS COMPROVADOS

Com mais de 10 milhões de vídeos e orçamentos efetuados na plataforma do CitNOW (a grande maioria deles no Reino Unido), o volume de informação recolhido é enorme.

“Um dado real se retira da análise dessa informação, pois temos comprovado um aumento médio de 20 a 25% em termos de vendas adicionais em oficina por cada carro”, revela Hugo Morgado, dizendo que “se trata de um número muito significativo, que permite a quem investir no CitNOW rapidamente pagar esse investimento”.

CitNOW

Lisboa
Hugo Morgado
913 356 625
hugo.morgado@citnow.com
www.citnow.com

PALAVRAS-CHAVE