A Clarios, especialista em soluções avançadas de baterias de baixa voltagem, revelou a expansão dos seus serviços digitais para veículos com o lançamento do Clarios Connected Services, uma nova forma para condutores, frotas comerciais, fabricantes de equipamento original e oficinas monitorizarem a potência e a saúde das baterias em tempo real.
Com o objetivo de reduzir custos operacionais e emissões de carbono, o Clarios Connected Services combina inteligência artificial, aprendizagem automática e computação em nuvem para oferecer uma monitorização e análise preditiva sem precedentes. Através de algoritmos proprietários, o sistema transforma dados das baterias em informações acionáveis, permitindo que as frotas e os condutores otimizem o desempenho e prolonguem a vida útil das baterias, ao mesmo tempo que reduzem a pegada de carbono.
A Clarios alavanca mais de um século de experiência no desenvolvimento e fabrico de baterias, integrando software avançado e análise de tendências para suportar uma vasta gama de aplicações e químicas de baterias de baixa voltagem. Na região EMEA, estes serviços digitais serão oferecidos sob a marca VARTA Automotive.
Segundo Federico Morales Zimmermann, vice-presidente e diretor-geral de Clientes Globais, Produtos e Engenharia da Clarios, “A Clarios tem vindo a evoluir como fornecedora de dados há vários anos, com o objetivo de melhorar o desempenho dos veículos atuais e desenvolver os veículos do futuro. Estamos a ouvir atentamente os nossos clientes e o Clarios Connected Services integrará toda a nossa tecnologia para atender às necessidades em rápida mudança do mercado.”
O Clarios Connected Services inicia-se com foco em frotas pesadas, proporcionando maior visibilidade sobre o estado de carga das baterias, ajudando a evitar paragens inesperadas e a melhorar a eficiência operacional. Um programa piloto já está em andamento com um operador europeu de frotas pesadas, onde o sistema Clarios permite reduzir o tempo de marcha lenta desnecessária dos veículos. Com alertas em tempo real sobre o momento ideal para ligar e desligar o motor, os condutores conseguem manter o ambiente da cabine confortável, sem risco de falha da bateria.
Os resultados iniciais indicam uma redução de até 40% no tempo de marcha lenta, o que se traduz numa poupança de combustível de cerca de 1.300 euros por ano, por camião, e numa diminuição das emissões de CO2 em 2.500 kg por veículo, por ano.