De acordo com as estatísticas de 2019 apresentadas pela Clarios, 34% das baterias testadas na Europa, mesmo antes da pandemia Covid-19, já não estavam em boas condições. A Clarios dá, por isso, algumas dicas sobre a manutenção correta das baterias.
Segundo a Clarios, durante os meses de julho e agosto de 2020, as vendas de automóveis de passageiros com 20 anos ou mais em Espanha aumentaram 31%, para 43.655 unidades, segundo a associação automóvel de Sumauto. Depois do verão, os motoristas começaram a se interessar por opções de mobilidade mais baratas para voltar ao trabalho e à escola à medida que a pandemia continuava. O preço deste tipo de veículo, que oscilou entre 400 e 1.400 euros, evitou que os utentes utilizassem os transportes públicos, o que reduziu a sua utilização em 40% no verão e prevê-se que diminua em 20% ao longo do ano. . Com uma frota de automóveis envelhecida, em muitos casos, a bateria nunca foi trocada ou foi trocada pela última vez há muito tempo, então a probabilidade de falha da bateria aumenta.
Recomendações
“Uma verificação pré-inverno da bateria do carro é especialmente importante este ano”, afirmou Roberto Beesmans. As baterias enfrentaram vários desafios importantes este ano, depois de meses sem uso, o carro é mais importante agora do que nunca para muitas pessoas: quando vão trabalhar ou fazer compras, oferecem um espaço seguro. Longe das multidões associadas ao transporte público. Portanto, é cada vez mais importante que o veículo dê partida de maneira confiável, e a chegada do frio pode facilmente causar falha da bateria se ela não estiver em boas condições.
Tendo em consideração as considerações de segurança nos transportes públicos hoje, muitas pessoas preferem usar seu próprio carro, mesmo para viagens curtas. Isso também afeta a bateria, pois depois de ligar o motor, a bateria mal tem tempo de recarregar totalmente. Quando o desempenho da bateria também é afetado no inverno pelo tempo frio e porque a partida do motor exige mais energia da bateria, isso geralmente é demais para baterias velhas ou gastas. O resultado pode ser ficar atordoado, com o que isso implica. A Clarios indica que todos os condutores que pretendem passar o inverno com segurança e viajar com o seu carro devem verificar a bateria com a ajuda de um profissional e, se necessário, substituí-la. As oficinas garantem que as baterias antigas são removidas adequadamente e que os sistemas eletrónicos inteligentes do veículo não perdem nenhum dado ao trocar a bateria. Caso contrário, o software teria que ser recarregado.
Para evitar possíveis quebras, os parceiros Varta oferecem a verificação da bateria gratuitamente.
Os condutores podem encontrar a oficina mais próxima recomendada pela Varta em https://www.varta-automotive.es/es-es.