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Clarios: Eletrificação e digitalização obrigam a mais e melhores baterias

26 Setembro, 2024

A Clarios, detentora da marca de baterias VARTA, aponta para um crescimento significativo do negócio de baterias de baixa voltagem nos próximos anos. É por isso que vai reforçar imenso a produção até 2026.

Texto: Paulo Homem

A Clarios aproveitou o mês de agosto para promover uma interessante conferência de imprensa onde marcaram presença alguns dos mais importantes responsáveis da empresa. Falou-se de investimentos, do mercado e de sustentabilidade, entre outros assuntos que irão marcar o futuro próximo deste gigante mundial de baterias de baixa voltagem para automóveis. Nesta conferência de imprensa a Clarios divulgou que tem a decorrer um enorme investimento na produção das mais recentes gerações de baterias na Europa.

Na verdade este fabricante de baterias está a investir, já desde 2022, aproximadamente 200 milhões de euros nas suas fábricas europeias, ampliando assim a sua capacidade de produção de baterias avançadas para automóveis com separador de fibra de vidro absorvente (AGM). Quer isto dizer, segundo as contas da Clarios, que a partir de 2026, a produção anual aumentará cerca de 50%. Na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), a Clarios possui 13 fábricas de produção, incluindo duas fábricas de reciclagem.

Estes investimentos fazem parte da estratégia global da Clarios de investir em projetos especificamente focados na produção de baterias com tecnologia AGM a curto prazo, o que permitirá à Clarios (nesta região EMEA) e à sua marca VARTA Automotive reforçar a sua posição de liderança na região, melhorando a capacidade de servir os clientes de forma ainda mais rápida. Esta expansão criará cerca de 150 novos postos de trabalho nas modernas fábricas da Alemanha, Espanha, República Checa e França, possibilitando o estabelecimento de conglomerados de produção e a concretização da estratégia “na região para a região” também na região EMEA.

“Todos estes investimentos na nossa tecnologia líder AGM garantem que os nossos clientes dos mercados OEM e de pós-venda recebam as melhores baterias e as mais eficientes”, destacou Werner Benade, presidente da Clarios EMEA, acrescentando que “assim, continuaremos a apoiar durante muito tempo todas as funções elétricas e relevantes para a segurança de todos os modelos de veículos. Estamos a avançar com as nossas soluções para transformar a indústria automóvel através da incorporação das tendências de eletrificação, digitalização e economia circular”.

Nesta interessante conferência de imprensa, foi claramente mostrado que a indústria automóvel está a passar por uma transformação impulsionada principalmente pelas tendências da eletrificação, digitalização e circularidade, que irão potenciar e exponenciar o negócio de baterias, sobretudo com tecnologia AGM. À medida que as plataformas dos automóveis se tornam mais complexas e exigem muito mais energia, a necessidade de desenvolver sistemas avançados de baixa tensão capazes de fornecer a energia necessária para o desempenho e a segurança torna-se ainda mais crucial. Prevê-se que a procura global por sistemas avançados de baixa tensão cresça 7% ao ano até 2030. Na Europa, a Clarios possui uma posição de liderança do mercado com as suas soluções avançadas de baterias, incluindo a marca de baterias para veículos VARTA Automotive: em sete de cada dez veículos novos com tecnologia start-stop, são as baterias AGM da Clarios que iniciam o seu motor após cada paragem. Além disso, as baterias xEV para veículos elétricos, lançadas pela VARTA Automotive no ano passado, já estão instaladas em 90% dos veículos eletrificados que circulam nas estradas europeias, e também são adequadas para futuros modelos.

Aftermarket em crescimento

No decorrer desta conferência de imprensa o tema do aftermarket também foi abordado pela Clarios. Theres Gosztonyi, Vice-Presidente de Pós-Venda para a região EMEA da Clarios, disse que a tendência no mercado pós-venda é que a procura de baterias avançadas (AGM + EFB) “aumentará devido à maior quota de carros modernos que necessitam de mais apoio no fornecimento de energia”. Esta foi uma das razões pela qual a Clarios começou a investir na extensão da capacidade de produção de baterias AGM desde 2022. “Até 2026, a Clarios irá dobrar o volume de produção de baterias AGM na Europa, sobretudo para fornecer o pós-venda”, disse a responsável pelo aftermarket na Clarios.

“Hoje e no futuro, a bateria de 12V é essencial para o fornecimento de energia para recursos eletrónicos e de segurança durante a condução e quando o veículo está em modo off. Por isso, a bateria de 12V continua a ser uma peça de reposição importante em qualquer carro, independentemente do tipo de motor”.

O MUNDO CLARIOS

– A Clarios é aproximadamente quatro vezes maior do que o seu concorrente mais próximo, com base no volume total de produção de baterias de baixa voltagem para o mercado de mobilidade;

– As baterias Clarios alimentam aproximadamente um em cada três veículos de passageiros em todo o mundo;

– A Clarios vende cerca de 150 milhões de baterias anualmente.

– Os produtos Clarios são fornecidos para mais de 100 países;

– Aproximadamente 79% do volume de unidades provêm do canal de pós-venda.

– 100% dos produtos Clarios vendidos são recicláveis;

– 8.000 baterias recicladas a cada hora na rede global Clarios;

– Redução de 90% no consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa ao utilizar materiais reciclados;

– Foco na gestão do ciclo de vida das baterias para apoiar a economia circular;

– A Clarios tem uma tradição de mais de 130 anos de inovação e crescimento;

– Colaborações com todos os principais fabricantes de equipamentos originais (OEM) em todo o mundo.

“SOMOS O PARCEIRO IDEAL PARA FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS E DO PÓS-VENDA EM TODO O MUNDO”

Werner Benade Presidente Clarios na região EMEA

No decorrer da sua apresentação na conferência de imprensa, Werner Benade, Presidente Clarios na região EMEA destacou a liderança da empresa ao nível das baterias de baixa voltagem. Começou por dizer que “a Clarios é o maior fabricante e fornecedor mundial de soluções de energia de baixa voltagem. As nossas extensas capacidades globais de fabricação, distribuição e reciclagem fazem de nós um parceiro ideal para fabricantes de automóveis e parceiros de pós-venda em todo o mundo”. Sobre os fortes investimentos na produção de baterias (cerca de 50% mais a partir de 2026), Werner Benade explicou as razões para tal, afirmando que “todos os veículos necessitam de um sistema de baixa voltagem. A bateria de baixa voltagem é essencial em todos os tipos de veículos, sejam motores de combustão interna tradicionais, híbridos ou veículos elétricos totalmente a bateria. Por isso, a utilização de baterias de baixa voltagem é cada vez mais critica nos veículos, devido às tendências da indústria como a digitalização, eletrificação e circularidade”.

O Presidente Clarios na região EMEA refere que a empresa está a desenvolver “soluções de sistemas otimizados para os futuros veículos definidos por software, aproveitando sistemas de múltiplas baterias para oferecer desempenho operacional robusto. Níveis mais elevados de conectividade, autonomia e funções habilitadas por software nos veículos intensificam o risco de falha de energia. A nossa arquitetura de sistemas de baixa voltagem, composta por várias redes e fontes de energia de baterias, é essencial para alimentar recursos de segurança crítica e garantir redundância nos sistemas elétricos dos veículos”. Quer isto dizer que para garantir a redundância desses sistemas elétricos, os veículos passaram a integrar ainda mais baterias de baixa voltagem.

O futuro…amanhã

A Clarios está fortemente empenhada no desenvolvimento de novas soluções de baterias de baixa voltagem. David Patel, Vice-Presidente de Sistemas de Energia da Clarios, abordou o tema do desenvolvimento da arquitetura de baterias de baixa voltagem, dizendo que o futuro passará cada vez mais por abraçar e desenvolver diversas tecnologias e não apenas uma só. Este especialista deu como exemplo a próxima geração de baterias de chumbo-ácido com destaque para o AGM de alto desempenho (hAGM), que proporciona maior recuperação, mas também a tecnologia eAGM, que proporciona tempos de ciclo melhorados para veículos com maiores necessidades elétricas.

“Maiores cargas de energia nos veículos estão a impulsionar a procura por baterias avançadas, incluindo baterias EFB, AGM e de iões de lítio, bem como tecnologias emergentes como baterias de iões de sódio e supercondensadores”, afirma David Patel, explicando que a Clarios “está a desenvolver soluções otimizadas para futuros veículos definidos por software, aproveitando sistemas de múltiplas baterias para oferecer um desempenho operacional robusto”. Estão também a ser desenvolvidos pela Clarios supercondensadores para armazenar e fornecedor rapidamente as necessidades de alta potência, adequados para funções como o steer-by-wire (direção sem coluna), adicionando peso mínimo aos veículos. Esta solução fornece energia em qualquer circunstância, o que é especialmente crítico para a segurança. Outra área de desenvolvimento são os serviços de diagnóstico com análises de baterias baseadas em dados, comunicando em tempo real e permitindo maiores níveis de condução automatizada, bem como energia de reserva crítica.

AUMENTO EXPONENCIAL DE PRODUÇÃO

Na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), a Clarios possui 13 fábricas de produção, incluindo duas fábricas de reciclagem. Os 200 milhões que a empresa vai investir até 2026 vai permitir um aumento de produção de modernas baterias de baixa voltagem em 50%!!! A maior expansão da capacidade de produção de baterias AGM ocorrerá na fábrica de Hannover (Alemanha), que também é a sede europeia da Clarios. A empresa está a dedicar a maior parte do investimento para financiar novos ativos e também está a otimizar processos e a reorientar toda a fábrica para tecnologias avançadas de baterias. Para criar o espaço necessário, uma parte significativa da produção de baterias convencionais e das baterias avançadas EFB para fabricantes de equipamentos originais (OEM) foi transferida de Hannover para Česká Lípa, na República Checa.

Por outro lado, em Česká Lípa serão produzidos cada vez mais “recipientes” de plástico para baterias AGM e peças pequenas como enchufes e alças. Além disso, foram criadas capacidades adicionais nesta fábrica: a Clarios está a expandir o edifício da fábrica e a investir em nova maquinaria de produção por um valor de dois dígitos em milhões. Em Zwickau, Alemanha, a Clarios já opera a maior fábrica de produção de baterias AGM do mundo. Aqui, a capacidade anual aumentou significativamente com um volume de investimento de vários milhões. Desde o início da produção de AGM em 2002, a partir de Zwickau foram fornecidas mais de 80 milhões de baterias. Na Península Ibérica encontra-se outro conglomerado de produção. No futuro, as baterias convencionais e EFB para fabricantes de equipamentos originais (OEM), que antes eram fabricadas em Hannover, serão produzidas nas fábricas de Burgos e na fábrica de baterias de Ibi (Espanha). As capacidades de produção serão ampliadas conforme necessário. Para isso, será transferida maquinaria de Hannover e investidos vários milhões de euros nas duas fábricas espanholas.

A Clarios já investiu vários milhões de euros na fábrica de Ibi nos últimos três anos. Além disso, a fábrica de Guardamar, na Espanha, fabricará 50% mais grelhas PowerFrame para baterias EFB e terá uma linha de produção adicional destinada a esta finalidade. O conglomerado de produção da Península Ibérica também reciclará o chumbo das baterias usadas a nível local. A fábrica de reciclagem de Medina del Campo tem sido uma parte crucial da cadeia de fornecimento interna desde 2022.

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 108, de setembro de 2024. Consulte aqui a edição.

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