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Clarios: Qualidade e serviço para os parceiros

14 Dezembro, 2020

A qualidade e durabilidade das baterias é cada vez mais importante para a operação dos veículos, e a Clarios está atenta a estes fatores.

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Focada nas baterias há mais de 100 anos, a Clarios tem duas fábricas situadas na Península Ibérica – em Burgos e em Alicante –, que facilitam a logística para os seus clientes em Portugal. Carlos Corzo, Key Account Manager Iberia na Clarios, revela à PÓS-VENDA a estratégia atual da Clarios, antiga Johnson Controls.

A que se deveu a mudança de nome de Johnson Controls para Clarios?
A Clarios, anteriormente Johnson Controls Power Solutions, é líder mundial em soluções avançadas de armazenamento de energia. A Clarios é uma empresa da Brookfield Business Partners desde 1 de maio de 2019. A Brookfield Business Partners adquiriu a divisão de Soluções de Energia da Johnson Controls. Agora, operamos como uma empresa separada, já não estando sob a égide de um grupo. A Clarios irá basear-se nas suas décadas de experiência para criar uma abordagem mais eficiente e sustentável ao armazenamento de energia. Continuaremos a fornecer produtos e serviços de alta qualidade às principais empresas e marcas do mundo. A empresa mantém a sua presença atual de fabrico e distribuição em todo o mundo.

Quais as principais linhas de produto atualmente?
Mantemos as nossas gamas Varta Silver, Blue e Black Dynamic para ligeiros, que cobrem quase todo o parque. Nessas gamas, incorporamos baterias padrão de chumbo-ácido, mas também as nossas avançadas baterias AGM e EFB para veículos com sistemas Start / Stop. A necessidade desse tipo de baterias avançadas no aftermarket está a aumentar muito rapidamente desde há alguns anos em Portugal, em geral em todo o mercado europeu e acreditamos que irá continuar a crescer muito rapidamente nos próximos anos. Na última edição da Automechanika em Frankfurt, apresentámos a bateria para pesados Varta ProMotive AGM, que pretende prolongar exponencialmente a vida útil da bateria e reduzir os custos de propriedade de transportadoras e frotas. A Varta é a nossa marca premium e a principal marca do mercado europeu. Além disso, temos também as marcas Optima, AFA, Energizer, entre outras. Também fabricamos baterias para os nossos clientes em Portugal com a sua própria marca.

Quais são os pontos fortes e a estratégia da marca?
A nossa intenção é sermos líderes em qualquer mercado em que operemos. Para isso, confiamos na qualidade e especificações técnicas das nossas baterias e no nosso nível de serviço, mas também desenvolvemos soluções para o mercado independente, fornecem ferramentas de valor acrescentado. Um exemplo disso é o Varta Partner Portal, que permite identificar as baterias e facilitar a troca de baterias nas oficinas independentes. Temos também programas de formação nas instalações dos nossos clientes e também nas nossas duas fábricas espanholas, que os clientes podem visitar.

Qual a estratégia da marca em marketing e comunicação?
Há alguns meses, lançámos uma campanha digital destinada ao utilizador final para promover a imagem da Varta e a importância de verificar a bateria do carro, e os resultados estão a ser muito positivos. Com esta campanha, também pretendemos ajudar os nossos distribuidores, bem como as oficinas, a venderem cada vez mais Varta. Além desta campanha, estamos a desenvolver outros serviços para apoiar as oficinas, como o Varta Partner Portal e o Truck Portal, assim como o Programa de Manutenção Preventiva, um programa para testes a baterias. Além disso, a publicidade, promoções, eventos, formação, merchandising, garantias, entre outros, estão incluídos na nossa estratégia. Juntamente com o lançamento da bateria Varta AGM, estamos a promover formação para as frotas, através dos nossos clientes.

O que diferencia a marca no mercado?
A Varta é qualidade premium e excelente serviço. Quando um profissional instala uma de nossas baterias, está a instalar, na forma de um acumulador elétrico, o conhecimento de centenas de anos de experiência. É por isso que a Varta é a marca preferida do primeiro equipamento. Apenas para dar um exemplo, 80% dos veículos com sistema Start-Stop montam uma bateria de origem Varta. É exatamente isso que dá confiança aos nossos clientes e usuários finais. Os produtos Varta para o aftermarket são fabricados com os mesmos padrões de qualidade das baterias do primeiro equipamento.

Quais os projetos futuros da empresa?
Atualmente e no futuro, o objetivo é fortalecer o negócio, nomeadamente os produtos introduzidos recentemente, como o Varta ProMotive AGM para camiões. Queremos oferecer aos nossos clientes o melhor suporte possível para escolherem o produto certo para as suas necessidades. A necessidade de produtos tecnologicamente avançados irá aumentar à medida que os requisitos dos veículos exigirem mais energia.

Como analisa a presença da marca no mercado português?
“A Varta é uma marca com grande reputação e história em Portugal. A nossa estratégia em Portugal é sempre baseada no distribuidor, não vendemos diretamente às oficinas. A Clarios Iberia trabalha diretamente com a Create Business, Sofrapa, Nors, Caetano, Atlantic Parts e Alecarpeças. O nosso crescimento em Portugal é o crescimento dos nossos clientes, e para isso contribui a qualidade incomparável do nosso produto e o nosso nível de serviço, para além do profissionalismo dos nossos clientes.

Estão satisfeitos com a atual rede de distribuição em Portugal?
Estamos muito bem representados com a nossa carteira de clientes. Os resultados desta aliança, fabricantedistribuidor, são muito positivos. Não nos concentramos tanto na abertura de nova distribuição, mas sim no desenvolvimento do negócio dos nossos clientes. Acreditamos numa parceria sólida e é isso que temos construído nos últimos anos. O tipo de cliente com o qual trabalhamos deve ser mais do que um parceiro estratégico”.

De que forma apoiam os distribuidores em Portugal?
“Quando falamos em parceria, falamos em manter uma estratégia comum no mercado. Qualquer necessidade dos nossos clientes é tratada diretamente por nós, e qualquer necessidade que os seus clientes tenham é tratada por eles, seguindo as mesmas diretrizes. A atenção personalizada e o valor acrescentado iniciado por nós é estendido aos nossos parceiros, diretamente para as oficinas”.

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