Ver todas

Back

CLEPA alerta para desafios no acesso a dados no setor automóvel

23 Março, 2026

A CLEPA alertou para a necessidade de orientações mais claras na aplicação do Data Act, num contexto de rápida transformação do mercado europeu de pós-venda automóvel, durante a 17.ª edição da CLEPA Aftermarket Conference, que decorreu a 18 e 19 de março, em Bruxelas.

O evento reuniu mais de 200 participantes, entre especialistas da indústria e representantes da Comissão Europeia.

Na sessão de abertura, Benjamin Krieger sublinhou a importância da mobilidade acessível para a confiança dos consumidores e para a sociedade em geral, defendendo que os dados desempenham um papel central na eficiência e resiliência do setor. “A mobilidade acessível é crucial para a confiança dos consumidores e para soluções de mobilidade para toda a sociedade. Os dados têm um enorme potencial para a eficiência de custos e resiliência deste setor. Atrasos na implementação de quadros que permitam mercados de dados abertos e justos podem resultar em perdas substanciais para empresas de todas as dimensões e enfraquecer a competitividade da Europa”, afirmou o secretário-geral da CLEPA.

Durante a conferência, foram apresentados resultados do Connected Vehicle Field Test 5.0, que evidenciam dificuldades práticas na aplicação do Data Act. Apesar de existirem orientações sobre os dados que devem ser disponibilizados, persistem diferenças significativas entre fabricantes automóveis, nomeadamente na quantidade de informação partilhada. Foram também identificadas falhas na padronização de dados em tempo real e preocupações quanto à transparência e equidade na definição de preços, criando um cenário fragmentado e incerto.

Frank Schlehuber considerou que o regulamento representa um avanço, mas ainda insuficiente para estimular o investimento num contexto económico volátil. “O Data Act é um primeiro passo forte, mas ainda não é uma solução que inspire investidores, uma necessidade crítica num ambiente económico cada vez mais volátil. O próximo passo deve ser expandir as orientações da Comissão para melhor abordar dependências competitivas e garantir um acesso mais justo em todo o mercado”, afirmou o consultor sénior da CLEPA.

A concorrência justa foi outro dos temas centrais, com destaque para a necessidade de adaptação futura do Motor Vehicle Block Exemption Regulation após 2028. Anne Federle alertou que, apesar da eficácia histórica deste enquadramento, existem atualmente limitações no acesso dos fornecedores ao mercado independente e desafios na sua aplicação, o que exige uma atualização alinhada com novas práticas de negócio e evoluções tecnológicas.

O evento incluiu ainda um debate sobre o equilíbrio de poder no mercado de pós-venda, reunindo representantes de várias empresas e organizações do setor, que analisaram as mudanças em curso e os desafios futuros. A próxima edição da conferência está prevista para a primavera de 2027.

PALAVRAS-CHAVE