A CLVM Truck Parts, a comemorar 10 anos de existência, apareceu no mercado português como um entreposto de peças para pesados, tendo em vista o mercado africano. Há quase três anos a empresa decidiu que estava na altura de comercializar essas peças também em Portugal.
Sendo um dos mais recentes player´s no mercado de peças para pesados em Portugal, a CLVM Truck Parts possui contudo um enorme conhecimento do negócio. Casimiro Costa Maia, fundador da empresa, desde o início do século que comercializa peças para pesados no mercado africano, tendo como fornecedor diversas empresas portuguesas. A determinada altura, por volta de 2010 / 2011, começou a existir dificuldades no abastecimento de peças para a sua operação em África, nas quantidades desejadas, o que levou Casimiro Costa Maia a considerar a ideia de ter uma empresa em Portugal exclusivamente para abastecer a sua operação no continente africano.
Foi assim que em 2012 nasceu a CLVM Truck Parts, explicando o fundador da empresa que “o nosso objetivo era comprar nas quantidades que precisávamos um pouco por toda a Europa, centralizando toda a operação nestas instalações em Vila do Conde, para depois enviar para África, contornando dessa forma os problemas que estávamos a ter com os nossos fornecedores tradicionais”.
Assim decorreu o negócio da CLVM Truck Parts até 2019, numa altura em que Casimiro Costa Maia, juntamente com Virginia Maia e Liliete Maia (suas filhas e sócias da empresa), decidiram que estava na altura certa para que esta empresa passasse também a vender peças em Portugal.
“A razão principal desta decisão teve a ver com algumas dificuldades no mercado angolano, que quisemos compensar com algumas vendas em Portugal”, reforça Casimiro Costa Maia, explicando ainda que “outra das vantagens tinha a ver com a nossa competitividade nas peças, através do volume de compras que fazíamos para abastecer a nossa operação em África”.
Com os dois anos que leva de mercado português, o responsável máximo da CLVM Truck Parts reconhece algumas dificuldades tendo em conta que o mercado de peças de pesados em Portugal já é um negócio muito maduro mas “é também um mercado muito exigente, em que o cliente escolhe sobretudo marcas premium, o que nos obrigou a adaptar a nossa operação a essa necessidade do mercado” revela Casimiro Costa Maia, dizendo que “neste momento existem ainda as dificuldades de abastecimento, que são conhecidas, por parte dos fabricantes, mas temos conseguido levar a nossa estratégia por diante”.
Nestes dois anos, a empresa de Vila Conde passou a trabalhar diretamente com uma série de fornecedores, representando agora algumas das principais marcas do aftermarket, seguindo uma estratégia de produto focado nas marcas premium do aftermarket.
Com mais de 1.300 m2 de stock em armazém, a CLVM Truck Parts distribuiu as suas peças recorrendo a alguma distribuição própria mas também a empresas de distribuição, tendo ainda alguma venda residual nas próprias instalações (foram feitas obras para aumentar a venda em loja). A empresa tem um comercial junto do mercado e muito em breve vai reforçar essa mesma equipa, continuando dessa forma a investir na sua operação para o mercado português.
Pedro Couto, diretor comercial da empresa, refere que a diferenciação que a CLVM Trucks Parts trouxe ao mercado, tem muito a ver “com a resposta pronta que podemos dar ao nosso cliente devido ao stock muito abrangente que dispomos, mas também propondo ao cliente uma oferta diferenciada em termos de marcas. Alguma da experiência que temos em determinadas peças, que vendemos em África, é também aproveitada para a nossa operação em Portugal. Por exemplo, conseguimos ser muito competitivos em preço, fruto da quantidade de peças que adquirimos”.
Sendo a especialização as peças para todas as marcas de camiões, a CLVM Truck Parts tem também alguma oferta para determinado tipo de máquinas de terraplanagem, assim como para semirreboques. “Conseguimos ter também alguma oferta, a preços muito competitivos, em peças originais. Por exemplo, na Iveco, dispomos de uma oferta muito grande”, revela Casimiro Costa Maia.
Considerando que o mercado de peças para pesados em Portugal é muito exigente, Pedro Couto revela ainda a importância da equipa da CLVM Truck Parts, que “possui muito conhecimento do negócio o que nos permite também dar uma resposta muito rápida às suas necessidades”.
Para Casimiro Costa Maia o foco da atividade da CLVM Truck Parts continuará a ser o mercado africano (sobretudo Angola e Moçambique), “no qual estamos a procurar parcerias para desenvolver o negócio para outros mercados africanos”, mas o fundador desta empresa não esconde que existem também ambições para o desenvolvimento do mesmo em Portugal, explicando que “temos objetivos para isso. Não sabemos quanto tempo vai demorar, mas queremos estar presentes noutras regiões no nosso país”.
CLVM TRUCK PARTS
Vila do Conde
Casimiro Costa
252 682 465 / 910 542 144
geral@clvm.pt
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 38 de fevereiro / março 2022. Consulte aqui a edição.