A ANCERA, Associação Nacional dos Comerciantes de Equipamentos, Peças e Acessórios (em Espanha), realizou o seu grande Congresso anual, onde o foco foi a sustentabilidade e a conetividade.
Perante cerca 300 participantes representativos do setor pós-venda em Espanha, a dinâmica ANCERA, realizou a sua 36ª edição do congresso anual, pelo seu foco na conectividade / digitalização (Inteligência Artificial) e na sustentabilidade do setor.
O evento começou na tarde de terça-feira, com a Assembleia Geral e o Encontro com Parceiros do Congresso, onde a ANCERA apresentou o projeto ANCERA BI (Business Intelligence); Álvaro de la Cruz, diretor de comunicação da FIGIEFA, abordou o futuro normativo europeu da pós-venda; e Miguel Ángel Jiménez, diretor de projetos e sócio fundador da CDN, apresentou o estudo anual de logística da ANCERA.
A sessão principal teve lugar no dia seguinte, no IFEMA Madrid. Conduzida pelo jornalista Máximo Sant, a abertura foi feita por David Moneo, diretor da “Ifema Movilidad”, que partilhou as linhas de trabalho da Feira Motortec e a sua intenção de demonstrar o potencial do setor.
Posteriormente, Carlos Martín, secretário-geral da ANCERA, juntamente com Paula Aldea, diretora de Comunicação e Marketing, e Marta Rodríguez, secretária técnica, apresentaram as principais linhas estratégicas da ANCERA, incluindo aquelas focadas na digitalização e sustentabilidade no setor das peças de reposição. Destacaram iniciativas como a ANCERA Verde, ANCERA BI e o novo Chatbot com IA alojado no seu site, além da importância de uma estratégia comunicativa sólida e um plano de formação integral.
Também destacaram o trabalho da associação na interlocução com a Administração e o trabalho normativo, tanto pré como pós-normativo, para defender a competitividade do setor e assegurar o cumprimento das normativas. Além disso, urgiram a necessidade de uma lei de dados específica para o automóvel e um plano de estímulo para renovar a frota de veículos.
Palestras centradas na sustentabilidade no setor
Carlos Sokol-Szahin, diretor de conta e Gabriel Lecumberri, gerente de conta sénior, ambos da EPPA (consultora na área da sustentabilidade e economia circular), ofereceram uma visão sobre como a sustentabilidade está a moldar o panorama das peças de reposição e as oportunidades que isto apresenta para o setor automóvel.
Posteriormente, Claudia Esarte, Consultora de Design de Produto no Repsol Technology Lab, focou-se na descarbonização do transporte, analisando os desafios e oportunidades que representa para a pós-venda.
Avanços na conectividade
Após uma pausa para networking, o congresso retomou com Inma Martínez, presidente do Grupo de Peritos e copresidente do Comité Diretor, Global Partnership on AI (GPAI). Uma palestra que explorou o impacto da Inteligência Artificial na pós-venda de automóveis. “Tudo o que já não se pode resolver, ou que não cabe numa folha de Excel, é onde devem incluir a IA”, afirmava Martínez, que definia a Inteligência Artificial como uma ferramenta capaz de calibrar e ajustar com precisão cada aspecto de um negócio, apoiando na otimização e nos processos mais complexos. Martínez defende uma digitalização completa para que a IA possa avaliar e melhorar os negócios.
Os dados também tiveram destaque durante o dia. Fernando López, diretor-geral da GiPA, ofereceu uma perspetiva detalhada sobre a Eco Concepção do pós-venda. Na sua palestra, refletiu o interesse dos utilizadores por peças de reposição eco-sustentáveis, assim como o papel das oficinas na utilização e oferta de peças de segunda mão, evidenciando o aumento da eco-responsabilidade.
Espaço para homenagens
Após as diversas palestras que deram forma a “Um horizonte de Inteligência Sustentável” (lema oficial do Congresso), a ANCERA homenageou a trajetória profissional de dois membros do setor, apresentando a emblemática Insígnia da associação. Antonio Tejada, fundador da Recambios Gaudí, e Mariano Valero, fundador e diretor-geral da Repuestos Lisboa, subiram ao palco para serem reconhecidos pelas suas contribuições no pós-venda e, mais concretamente, ao setor da distribuição. As homenagens foram entregues por Alejandro Vicario, tesoureiro da ANCERA e diretor-geral do grupo CGA, e Nines García de la Fuente, presidente da associação, e Nacho Pernas, diretor-geral da Alliance Automotive Group, respetivamente.
Encerramento institucional
Nines García de la Fuente encerrou a 36ª edição do Congresso da ANCERA, destacando o sucesso do evento e agradecendo a todos pelo seu compromisso com o setor. Sublinhou a importância da colaboração e da inovação, especialmente em sustentabilidade e digitalização, como pilares fundamentais para o futuro da pós-venda. Concluiu enfatizando a necessidade de fortalecer as relações e continuar a trabalhar juntos para um futuro próspero, convidando todos a implementarem as ideias do congresso nas suas empresas.