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Congresso Serca debateu principais desafios do aftermarket

1 Novembro, 2023

O XXXIV Congresso Serca, que teve lugar em Valência no passado dia 25 de outubro, reuniu mais de 350 pessoas no Hotel Meliá, e debateu sustentabilidade, redes de oficinas e outros desafios do futuro do aftermarket.

Sob o lema do congresso, “Um mar de possibilidades”, foram discutidos temas para enfrentar os desafios e mudanças do panorama atual da indústria, com um olhar para o futuro do setor, bem como o posicionamento do Grupo Serca no mercado de pós-venda.

O congresso começou com um primeiro dia de reuniões “One to One” entre os parceiros Serca e os seus 22 patrocinadores. O dia culminou com um jantar no restaurante subaquático do Oceanogràfic de Valência, que se seguiu a uma visita ao reconhecido maior aquário da Europa.

O dia de quarta-feira, dia 25, começou com reuniões “One to One” pela manhã, com colaboradores da Serca. Além disso, o congresso ofereceu salas e espaços temáticos dedicados a frotas e redes de oficinas, sustentabilidade e mercado internacional. À tarde, houve espaço na programação para dar luz oficialmente ao congresso, com a sessão plenária realizada no auditório do hotel. O congresso foi inaugurado por Vicente Lafuente, presidente da FEMEVAL, seguido pelos parceiros anfitriões Serca na comunidade valenciana, Recambios Colon, Autorecambios Cerdá e Autorecambios Segorbe. Mais de uma centena de empresas do setor estiveram presentes, entre fabricantes, patrocinadores, colaboradores, parceiros de grupo e distribuidores. Houve também espaço para representantes institucionais da ANCERA e SERNAUTO, e para jornalistas da imprensa do setor.

XXXIV Congresso Serca – Um mar de possibilidades

O evento serviu de palco para destacar a atuação e sucesso do Grupo Serca no mercado de distribuição. Agustín García, presidente do Grupo Serca, enfatizou o aumento das vendas em 2023 e incentivou o setor de distribuição a melhorar sua rentabilidade e eficiência, considerando o cenário inflacionário iminente. A intervenção do presidente da Serca foi precedida pelas de Juan Tamarit (Recambios Colón Catarroja), José Juesas (Recambios Segorbe) e Bernardo Cerdá (Autorecambios Cerdá Perales), representantes das empresas parceiras da Serca em Valência e, portanto, anfitriões deste XXXIV Congresso do grupo.

Além disso, o diretor geral da Serca, Lluís Tarrés, destacou a resiliência do grupo face aos desafios do setor automóvel desde 2021, apostando na formação, diversificação, investimento em tecnologia e adaptação às tendências do mercado. Por sua vez, o diretor comercial do Grupo Serca, Gerard Alcalá, destacou a “força do grupo” que tem levado a Serca a consolidar-se como “o melhor grupo de pós-venda”.

Alcalá destacou a importância de três aspectos que definem a força de um grupo: volume de negócios, networking empresarial e geração de valor acrescentado. Por outro lado, anunciou a criação da Serca Portugal, de vital importância para responder às necessidades do mercado português.

A seguir ocorreu a apresentação do projeto da frota, liderada pelo seu gestor Miguel Ángel Álvaro, que transmitiu aos presentes a evolução bem-sucedida, através de cinco fases em menos de um ano, chegando a acordos com players importantes.

Em nome das redes de oficinas do grupo Serca, interveio Carlos Palancar, responsável pelas redes de oficinas e máquinas, aproveitando para mostrar em números o posicionamento das três redes do grupo (SPG Talleres, NexusAuto e Profesional Plus), no mercado atual .

Além das apresentações da diretoria da Serca, destacou-se a presença de 100% da direção do Nexus e de todos os membros do IDAP. A Nexus International Automotive destacou o seu crescimento e foco em três pilares estratégicos: fortalecer o seu “negócio principal”, capitalizar a inovação e abordar a sustentabilidade. A gestão da Nexus também identificou desafios enfrentados pelo sector do pós-venda, tais como regulamentações ambientais, aumento dos custos de produção, inflação dos produtos energéticos, escassez de mão-de-obra qualificada e o crescimento dos veículos eléctricos.

Durante o evento, novidades importantes para workshops foram apresentadas pelo diretor de operações da ServiceNext, Marc Blanco, juntamente com José Luís Soriano, head da NextAcademy, e David Roca, head de TI da ServiceNext. Introduziu a Next Academy VR, uma plataforma de formação em realidade virtual projetada para capacitar oficinas em novas tecnologias, além do lançamento do programa 360 para as oficinas , Next Go, uma plataforma inovadora que simplifica a gestão de operações para oficinas e players do pós-venda. Estas ferramentas procuram facilitar a adaptação das oficinas aos avanços tecnológicos e melhorar a sua eficiência operacional.

Não poderia faltar o bloco dedicado à sustentabilidade do grupo Serca e Veturilo 4.0, liderado por Javier Lorenzo, fundador da StepsBridge e colaborador e membro do comité de sustentabilidade do Serca, juntamente com Aranca Negru e Raquel Donaire. Javier Lorenzo analisou a atuação do grupo Serca em termos de sustentabilidade, focando-se na importância da elaboração do primeiro relatório de sustentabilidade para o setor pós-venda, do grupo Serca, que será publicado em 2024.

Para esta secção participaram também Gustavo González, diretor comercial da Schaeffler Iberia, e Norman Binde, diretor comercial da Bosch, ambos parceiros sustentáveis ​​do grupo Serca. Para concluir o XXXIV Congresso da Serca, teve a palavra Gerson Prado, presidente da Nexus Automotive International, dando a sua visão premonitória para o futuro do sector, assente nos desafios e tendências que o sector tem acompanhado nos últimos tempos, focando-se no que é global. O diretor geral do Grupo Serca, Lluís Tarrés, terminou o dia agradecendo aos presentes, resumindo as notáveis ​​conquistas do grupo e a sua posição no mercado.

O dia terminou com um jantar de gala no El Telar de Miguel Martí. Durante o jantar houve também espaço para a tradicional cerimónia de prémios, entregando o reconhecimento mais esperado ao melhor fornecedor do ano à Niterra, que também recebeu o prémio pelo bom trabalho desenvolvido. O reconhecimento da marca mais valiosa foi para a Mahle, seguido do  prémio de melhor serviço ao cliente, que foi atribuído à Brembo.

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