Revista Pós-Venda
NotíciasOutrosConselho de Administração da Continental tem nova estrutura
Continental

Conselho de Administração da Continental tem nova estrutura

por

O Conselho de Supervisão da Continental AG aprovou uma das maiores mudanças organizacionais na história da empresa com alterações significativas ao nível do Conselho de Administração.

Como resultado dessas decisões, Nikolai Setzer (47), membro do Conselho de Administração e responsável pelo departamento de Pneus e Corporate Purchasing, integra o Automotive Group da Continental desde o dia 1 de abril de 2019. Aqui, assume o novo cargo de porta-voz do Automotive Board e é responsável por manter uma estratégia comercial unificada nessa área.

As responsabilidades de Nikolai Setzer vão incluir uma série de funções corporativas globais, incluindo Purchasing, Key Account Management, Supply Chain Management, and Automotive Manufacturing. A partir de 1 de janeiro de 2020, a equipa será reforçada com o Chief Technology Officer (CTO) of Automotive, com quem a Continental vai articular parte das suas atividades no desenvolvimento automotive.

O Conselho de Supervisão prorrogou a nomeação de Nikolai Setzer como membro do Conselho de Administração por mais cinco anos, até o final de março de 2024, como resultado da mudança de cargo. Sucedendo-o, como chefe do departamento de Pneus e Corporate Purchasing,

Christian Kötz (48), novo membro do Conselho de Administração, que dirige o departamento de Pneus para Veículos Comerciais. Kötz assumiu o cargo no dia 1 de abril de 2019. A nomeação vai ter a duração de três anos, até ao final de março de 2022.

Devido a mudanças no departamento Automotive, o Conselho de Supervisão também prorrogou as nomeações de Frank Jourdan (58) e Helmut Matschi (55), membros do Conselho de Administração, até ao final de março de 2024. O Conselho prorrogou ainda, a nomeação de Wolfgang Schäfer (59) para o cargo de CFO, por cinco anos até o final de 2024. Para além do departamento Financeiro, Schäfer é responsável por Controlling, Compliance, Legal and IT. As nomeações dos demais membros do Conselho de Administração não foram prorrogadas.

Wolfgang Reitzle, Presidente do Conselho de Supervisão, comentou: “com as decisões tomadas sobre os elementos do Conselho de Administração, estamos a apoiar o atual processo de reorganização. Simultaneamente estamos a salvaguardar a experiência e a continuidade da gestão corporativa da empresa que, é fundamental para o seu sucesso.  Com Setzer, o departamento Automotive herdou um especialista em estratégia, com um histórico de sucesso e experiência mundial nesta área. Em nome dos meus colegas gostaria de agradecer a todos os membros do Conselho de Supervisão o trabalho bem-sucedido que desenvolveram. Estamos ansiosos por alcançar novas metas com esta equipa. Desejamos a todos os membros do Conselho de Administração e ao novo membro da equipa, Christian Kötz, a maior sorte nos desafios que a empresa enfrenta hoje e no futuro”.

Automotive Board

O recém-criado Automotive Board é uma manifestação da crescente descentralização de responsabilidades. A partir de 1 de abril de 2019, o novo Conselho vai aliviar a carga do Conselho de Administração e vai, também, desempenhar um papel fundamental no processo de transformação do departamento Automotive. Para além do porta-voz Nikolai Setzer, os membros do Conselho de Administração incluem ainda Frank Jourdan (58), presidente do departamento Chassis & Safety, e Helmut Matschi, presidente do departamento de Interior. O quadro do Conselho de Administração fica completo com o Diretor Dirk Abendroth (43), Chief Technology Officer of Automotive; bem como com os chefes de Finance & Controlling e Human Relations for Automotive que, ainda não foram nomeados.

As funções do novo órgão vão incluir a aceleração dos processos de tomada de decisão e a criação de sinergias, através do estabelecimento de laços mais estreitos entre os departamentos de Chassis & Safety e Interior. Para além disso, as suas tomadas de decisão vão ajudar a tirar o máximo proveito do potencial de crescimento em importantes áreas de negócios para o futuro, tais como a condução autónoma, a interconexão de veículos e sistemas de mobilidade e a gestão de informação.

Nikolai Setzer é formado em engenharia e está na Continental desde 1997. Em março de 2009, assumiu o departamento de Ligeiros. Setzer é membro do Conselho de Administração da Continental AG desde agosto de 2009. Assumiu a responsabilidade do departamento de Pneus – constituído pelos negócios de pneus para veículos de passageiros e veículos comerciais – em agosto de 2011 e, Corporate Purchasing em maio de 2015.

Christian Kötz estudou gestão de engenharia e integrou o departamento de Pneus da Continental, como estagiário, em 1996. Posteriormente foi responsável pela gestão de contas de Equipamento de Origem na América do Norte e depois pela pesquisa e desenvolvimento. De 2011 a 2018, liderou o departamento de substituição de Pneus para Veículos de Passageiros e Camiões Leves para a Europa, Médio Oriente e África. Assumiu a posição de topo no departamento de Pneus para Veículos Comerciais, em julho de 2018. De 2015 até o final de 2017 foi também presidente da ETRMA, European Tire & Rubber Manufacturers’Association.

Frank Jourdan estudou engenharia e entrou na empresa em 1988. Jourdan é membro do Conselho de Administração desde setembro de 2013, como chefe do departamento Chassis & Safety. Previamente havia passado quatro anos à frente da unidade de negócios Vehicle Dynamics.

Helmut Matschi é formado em engenharia de telecomunicações e é membro do Conselho de Administração da Continental AG desde agosto de 2009. Inicialmente integrou a Siemens Automobiltechnik em 1986, antes de se tornar membro do conselho da Siemens VDO em 2007 e assumir o departamento de Interior, em janeiro de 2008.

Wolgang Schäfer tem um curso de gestão e é CFO da Continental desde 1 de janeiro de 2010. Previamente ocupou cargos de relevo no sector financeiro, em empresas fornecedoras de tecnologia.

Mobilidade do futuro

Na reunião de 26 de julho de 2018, o Conselho de Supervisão da Continental AG aprovou os planos do Conselho de Administração para criar uma nova estrutura para a Continental AG, sob a marca “Continental Group”. A nova estrutura será sustentada por três “setores-grupo”, Rubber Technologies, Powertrain Technologies e Automotive Technologies. A nova estrutura e, respectiva denominação, vai ser utilizada a partir de 2020. Os sectores-grupo vão ser estabelecidos passo a passo.

Os departamentos Tyre e ContiTech vão continuar a fazer parte do Grupo Rubber.

A transformação do atual departamento Powertrain num grupo independente de entidades legais ocorreu conforme planeado no início de 2019. Os preparativos para o potencial IPO parcial, sob o futuro nome, Vitesco Technologies estão, neste momento, em desenvolvimento.

Os atuais departamentos de Chassis & Safety e Interior serão reorganizados no início de 2020, constituindo assim duas áreas de negócio distintas. A nova denominação vai ser “Autonomous Mobility and Safety” e “Vehicle Networking and Information”. Os resultados comerciais vão ser reportados no novo setor-grupo Automotive Technologies, a partir do ano fiscal de 2020. As duas áreas serão sustentadas pela, recém-criada central, Automotive Research and Development function.

Nº de visitas: 60 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Estrada de Polima. Centro Industrial da Abóboda nº 1007 2º andar, escritório I. 2785-543 São Domingos de Rana

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com