A Continental oferece formação para os seus clientes tirarem melhor partido de todos os benefícios, serviços e ferramentas que automatizam processos e tirarem o máximo partido da informação do tacógrafo.
A empresa lembra que a formação nesta área é fundamental para antecipar problemas, evitar transgressões e ser mais eficiente. “Uma formação minuciosa no funcionamento do tacógrafo é importante para obter todas as vantagens e benefícios que oferece”, indica a empresa. A Continental pretende ajudar os gestores de frotas e os decisores a obter o máximo conhecimento do tacógrafo, a fim de transformar a sua utilização obrigatória numa vantagem competitiva para as suas empresas.
Tempos de condução e repouso
O regulamento é alterado para melhorar a qualidade dos períodos de repouso semanal dos condutores, exigindo que estes tenham lugar em alojamento adequado, ou seja, os condutores deixarão de poder passar os seus períodos de repouso semanal nas suas cabinas. Haverá também melhorias na flexibilidade, o que significa que os condutores de transportes internacionais poderão reduzir o seu período de descanso semanal para 24 horas em duas semanas consecutivas (em vez de apenas uma semana). Nestes casos, deve haver um período de descanso de 4-5 dias na semana seguinte, compensando assim os dois períodos de descanso semanal reduzido e o período de descanso semanal de 45 horas. Além disso, as empresas de transporte devem providenciar a possibilidade de regressar à sua residência ou centro operacional.
Cabotagem e posição dos motoristas
São estabelecidos prazos claros com o objectivo de um melhor controlo. Os camiões de um país estrangeiro terão de regressar ao seu país de origem após uma semana de operações, sem poderem regressar nos quatro dias seguintes. Além disso, os condutores devem introduzir todas as operações nos seus tacógrafos, para que sejam gerados dados de rastreio e se evite a cabotagem sistemática, bloqueando o veículo após um certo número de operações.
Movimento de condutores
A partir de Março deste ano, entrará em vigor um novo regulamento sobre o destacamento de motoristas entre países da UE e a exigência de um salário mínimo. Esta medida, destinada a melhorar a segurança rodoviária, evitando distorções da concorrência e garantindo a saúde, significa que os condutores devem regressar de 3 a 4 semanas ao seu país de origem e os veículos de transporte internacional terão de estar no país de registo de 8 em 8 semanas. Este processo deve ser documentado e retido no caso de ser solicitado durante uma inspecção da empresa.
Regulamentos de acesso ao mercado dos transportes
Para o transporte internacional, é obrigatório estar equipado com um tacógrafo inteligente. Como instrumento de recolha de informação legal, quanto mais dados recolher, menor será o investimento adicional, pelo que é importante ter as últimas versões instaladas e estar atento às principais alterações legislativas e à forma como estas podem afectar o utilizador. O tacógrafo de segunda geração facilitará muitos procedimentos para o condutor, tais como a justificação de passagens de fronteira ou actividades de cabotagem, evitando erros e as suas consequentes penalizações.
Finalmente, a empresa lembra que é importante estar ciente das sanções e infracções que podem levar as empresas a enfrentar a possibilidade de cessação das suas actividades devido à perda de boa reputação. O software legal do tacógrafo permitirá aos gestores de frotas analisar rapidamente possíveis infracções ERRu, bem como gerir a passagem da fronteira dos seus condutores para o correcto cumprimento das suas viagens: ferramentas essenciais para a correcta gestão da frota.