Ver todas

Back

Continental apresenta segunda geração de tacógrafos inteligentes

21 Julho, 2020

A empresa de tecnologia Continental comemora a aprovação em 8 de julho do Pacote de Mobilidade pela Comissão Europeia, pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu, cujo objetivo é melhorar as condições do transporte rodoviário na Europa.

Os tacógrafos desempenharão um papel importante e, por isso, a Continental já está a trabalhar na segunda geração de tacógrafos inteligentes que permitirão a implementação das diretrizes estabelecidas no pacote de mobilidade, destacando-se, por exemplo, o registo das passagens de fronteira através de um sistema de posicionamento via satélite. “Congratulamo-nos com o uso do DTCO para conformidade com as diretrizes de cabotagem e retorno para casa dos motoristas, além do fato de ser positivo que os tacógrafos sejam obrigatórios para veículos comerciais ligeiros entre 2,5 e 3,5 toneladas, dedicados ao transporte internacional”, afirmou Gilles Mabire, diretor da unidade de negócios Veículos e Serviços Comerciais da Continental.”A aprovação do pacote de mobilidade é uma notícia muito boa, pois garantirá concorrência justa e maior segurança no transporte europeu”. Este responsável acrescenta: “Estamos a dar uma contribuição especial à sociedade, estamos muito orgulhosos”, acrescenta Mabire. “Estamos confiantes de que os nossos tacógrafos ajudarão a formular políticas para resolver outros problemas sociais importantes. Graças à sua capacidade de gravar dados com segurança, eles são extraordinários nisso”.

A experiência da Continental no tacógrafo é uma vantagem que permite antecipar o futuro. Gerações anteriores de tacógrafos fornecem a base tecnológica, a versão atual DTCO 4.0 recebe posições de satélite e já está em andamento o projeto e a produção de uma nova versão da atual geração de tacógrafos inteligentes, DTCO 4.1, que incorporará algumas das funcionalidades do próximo DTCO 5.0 e servirá de ponte para a próxima geração.

O DTCO 4.1 irá registar passagens de fronteira por posicionamento por satélite e registrará os locais onde os veículos são carregados e descarregados. As autoridades podem usar esses dados para verificar a conformidade com os regulamentos, em particular aqueles relacionados ao livre acesso ao mercado (livre concorrência) e ao retorno para casa dos motoristas. De fato, além de usar sinais de GPS, será uma das primeiras aplicações industriais a admitir o sinal seguro do sistema de posicionamento europeu Galileo; sinal que já foi obtido no DTCO 4.0.

PALAVRAS-CHAVE