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Continental aumenta uso de materiais reciclados na produção de pneus

A Continental anunciou que está a aumentar a utilização de materiais reciclados e renováveis na produção de pneus.

Em 2024, cerca de 26% dos materiais utilizados nos pneus da empresa provinham de fontes recicladas ou renováveis, número que a marca indica que pretende elevar para pelo menos 40% nos próximos cinco anos.

Um foco central da Continental é a substituição de matérias-primas tradicionais usadas na reforço estrutural dos pneus, como aço e têxteis, por alternativas mais sustentáveis, sem comprometer segurança ou desempenho. Entre as inovações destacam-se o aço reciclado e o fio de poliéster obtido a partir de garrafas PET recicladas, utilizado na carcaça de pneus de passageiros através da tecnologia ContiRe.Tex. Cada pneu pode incluir até 15 garrafas PET recicladas, resultando numa redução de CO₂ de cerca de 28% comparativamente a alternativas fósseis.

A Continental aposta também nas tecnologias de produção mais ecológicas, como a adesão COKOON, desenvolvida em parceria com a Kordsa. Esta solução permite a ligação de reforços têxteis ao composto de borracha sem recorrer a resorcinol ou formaldeído e está disponível para todos os fabricantes de pneus sob licença gratuita, promovendo práticas mais sustentáveis em toda a indústria.

“Não estamos a reinventar a roda, mas estamos a reinventar o pneu, com materiais mais sustentáveis e processos de produção mais amigos do ambiente. Cada material alternativo é um passo importante para alcançar o nosso objetivo”, afirmou Matthias Haufe, responsável pelo Desenvolvimento e Industrialização de Materiais na Continental Tires.

Além do aço e do poliéster reciclado, a Continental explora outras matérias-primas, como borracha sintética derivada de óleos alimentares usados, resinas de resíduos biológicos e sílica obtida das cinzas de cascas de arroz.

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