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Continental aumenta uso de materiais sustentáveis nos pneus

A Continental deu mais um passo na sua estratégia de sustentabilidade ao aumentar a proporção de materiais reciclados utilizados na produção dos seus pneus.

Diversas fábricas da empresa começaram a incorporar tecido de poliéster feito a partir de garrafas de plástico recicladas, elevando em média 3% o conteúdo reciclado em várias linhas de pneus. Dependendo do tamanho do pneu, até 15 garrafas PET são reutilizadas em cada unidade.

Tecnologia ContiRe.Tex 

A Continental utiliza a inovadora tecnologia ContiRe.Tex, lançada no final de 2021, para transformar garrafas PET que, de outra forma, não seriam recicladas. Este processo converte o plástico em fio de poliéster sem etapas químicas intermediárias, mantendo a resistência necessária para suportar as exigências específicas dos pneus.

Jorge Almeida, Diretor de Sustentabilidade da Continental Tires, destacou a importância desta abordagem: “Reduzir, reutilizar, reciclar – este trio é fundamental para pneus mais sustentáveis. Sempre que possível, utilizamos materiais reciclados sem comprometer os nossos elevados padrões de qualidade. O fio de poliéster reciclado é tão robusto quanto o convencional, provando que sustentabilidade, desempenho e segurança podem andar de mãos dadas.”

Expansão da produção sustentável

Após o uso inicial da ContiRe.Tex em 2022 nas fábricas de Lousado, em Portugal, e Otrokovice, na República Checa, a Continental expandiu recentemente esta tecnologia para as instalações de Korbach, na Alemanha, e Sarreguemines, em França. Este movimento é parte de uma estratégia abrangente que visa aumentar a proporção de materiais reciclados e renováveis nos pneus para mais de 40% até 2030. A meta final é que, até 2050, todos os pneus da Continental sejam produzidos com 100% de materiais sustentáveis.

A importância do poliéster reciclado

Os tecidos de poliéster, obtidos de garrafas PET recicladas, são utilizados para conferir aos pneus resistência, flexibilidade e durabilidade. Estas fibras recicladas têm características equivalentes às convencionais, demonstrando que alternativas sustentáveis podem substituir matérias-primas à base de petróleo sem comprometer a qualidade. A Continental também está a explorar o uso de PET bio-baseado e reciclado quimicamente para alcançar a meta de substituir completamente o poliéster convencional até 2030.

A empresa continua a investir em tecnologias inovadoras para substituir matérias-primas tradicionais por alternativas sustentáveis, como borracha reciclada, produtos agrícolas e até cinzas de casca de arroz. “A nossa visão para 2050 é clara: pneus feitos inteiramente de materiais sustentáveis,” reforçou Jorge Almeida.

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