A Continental desenvolveu a 5.ª geração de pneus Conti Eco Gen para para transporte de mercadorias para médias e longas distâncias, que combina baixa resistência ao rolamento com elevada quilometragem.
Esta nova geração da gama de pneus Conti Eco da Continental possui compostos especiais de borracha, para melhorar a resistência ao rolamento e a elevada quilometragem. Além disso, a Continental teve em mente também a poupança de combustível e redução das emissões de CO2.
Os novos produtos estão orientados para as necessidades dos clientes frotistas e cumprem todos os requisitos da Taxonomia da UE. A marca explica que estes novos pneus permitem às empresas de transporte reduzir significativamente o consumo de combustível e as emissões de CO2 nas operações regionais e de longo curso, bem como reduzir os custos.
Os pneus já estão disponíveis em muitos países da região EMEA – o Conti Eco HS 5 para o eixo direcional e o Conti Eco HD 5 para o eixo de tração. “Não temos dúvidas de que estamos a oferecer aos nossos clientes o pneu certo no momento certo”, afirmou Ferdinand Hoyos, Head of Continental’s Business Area Replacement Tires EMEA. De facto, o aumento dos custos operacionais e de pessoal, bem como o investimento em sustentabilidade e um panorama jurídico em constante mudança, estão entre os desafios mais frequentemente citados pelos operadores de frotas na Europa. Um estudo recente realizado pela Boston Consulting para a European Association of Automotive Suppliers (CLEPA) mostra que o custo continua a ser o principal fator de decisão, mas que a sustentabilidade está a ganhar cada vez mais importância como critério de compra – tanto no equipamento de origem como no de substituição. “A sustentabilidade e a eficiência há muito que andam de mãos dadas na Continental”, explica Hoyos. “E o interesse por esta área está a aumentar em todo o mercado, o que confere um peso adicional à nossa estratégia.”
Com o novo Conti Eco de quinta geração, a Continental está a reduzir o número de gamas de pneus para o transporte de mercadorias. “O nosso novo pneu baseia-se nos seus antecessores de sucesso – o Conti EcoPlus Gen3+ para o transporte de longa distância e o Conti EcoRegional Gen3+ para o transporte regional”, explica Hinnerk Kaiser, responsável pelo desenvolvimento de pneus para camiões e autocarros na Continental. “O novo Conti Eco reúne as melhores qualidades do Conti EcoPlus e do Conti EcoRegional e eleva-as a um outro nível.” Isto só é possível graças a uma resistência ao rolamento otimizada e a uma maior capacidade de quilometragem – objetivos classicamente contraditórios no mundo do desenvolvimento de pneus.
Atualmente, os desenvolvedores de pneus da Continental concentram-se em medidas que não afetem a quilometragem para melhorar a resistência ao rolamento – na construção e no design da carcaça, das paredes laterais e do piso. O piso, com a sua construção em duas camadas e compostos inovadores, permite uma elevada quilometragem e uma robustez considerável, otimizando simultaneamente a resistência ao rolamento. O piso em duas camadas (capa e base) permite que os especialistas se concentrem na quilometragem e na robustez sem afetar a resistência ao rolamento.
No eixo direcional, a base do piso mais espessa reduz a resistência ao rolamento e permite o foco no aumento da quilometragem. No eixo de tração, o design otimizado dos ombros desempenha um papel fundamental na promoção de um desgaste uniforme dos pneus – o que também tem um efeito positivo na quilometragem. Na carcaça, vários compostos e uma nova geometria do talão são adaptados para otimizar a resistência ao rolamento. A combinação destes fatores permite produzir uma melhoria de até 12% na resistência ao rolamento e um aumento de até 10% na quilometragem em relação aos dois produtos anteriores. A resistência ao rolamento otimizada e a elevada quilometragem dos novos pneus Conti Eco têm um efeito positivo na sua pegada ambiental.
Os clientes podem também solicitar que sejam entregues de fábrica com sensores de última geração. Isto permite que o Conti Eco Gen 5 impulsione o progresso da digitalização da frota e, em conjunto com a solução de gestão de pneus ContiConnect 2.0, permita a monitorização remota em tempo real e o planeamento antecipado do serviço. Isto ajuda a reduzir substancialmente os custos operacionais relacionados com os pneus, tal como as soluções de recauchutagem da Continental.
Os novos pneus Conti Eco estarão disponíveis em várias dimensões, começando pelas seguintes: * 315/70 R 22.5 Conti Eco HS 5 * 315/80 R 22.5 Conti Eco HS 5 * 385/55 R 22.5 Conti Eco HS 5 * 385/65 R 22.5 Conti Eco HS 5 * 315/70 R 22.5 Conti Eco HD 5 * 315/80 R 22.5 Conti Eco HD 5