Ver todas

Back

Continental e DeepDrive desenvolvem tração no cubo da roda com travão integrado

16 Novembro, 2023

A Continental assinou uma parceria estratégica com a empresa de alta tecnologia DeepDrive, sediada em Munique, para desenvolver tecnologias essenciais para veículos elétricos. Como primeiro marco, ambas as empresas desenvolverão em conjunto uma unidade combinada composta por componentes de tração e travão para montagem direta na roda do veículo.

A DeepDrive é especialista no desenvolvimento de motores elétricos eficientes, com muitos anos de experiência na produção automóvel em grande escala. A Continental, por sua vez, contribui com o seu know-how tecnológico em sistemas de travagem e a sua experiência na industrialização de tecnologias inovadoras.

“Com a DeepDrive, ganhámos um parceiro forte com quem podemos avançar de forma conjunta e sustentável na penetração da mobilidade elétrica no mercado”, afirma Matthias Matic, responsável pela área de negócios de Segurança e Mobilidade da Continental. “Os motores elétricos desenvolvidos pela DeepDrive ampliam a gama de veículos elétricos. Eles são mais leves, mais económicos e mais eficientes em termos de recursos. Combinar tudo isso com a nossa tecnologia de travagem eficiente e de alto desempenho para produzir uma unidade nova e compacta é uma contribuição decisiva para o sucesso da mobilidade elétrica. O que está junto cresce junto aqui.”

“Estamos convencidos de que o desenvolvimento do nosso motor de rotor duplo irá revolucionar a eletrificação dos veículos motorizados”, afirma Felix Poernbacher, cofundador e diretor administrativo da DeepDrive. “A parceria estratégica com a Continental permite combinar o nosso sistema de propulsão com a tecnologia de travagem necessária para criar um componente elétrico inovador, essencial para a mobilidade de amanhã. A crescente demanda por essa tecnologia demonstra que este é o caminho certo a seguir.”

Ambas as empresas veem um grande potencial na sua colaboração, uma vez que a eletrificação dos veículos tornará possível, no futuro, colocar todas as funções do chassis, incluindo a tração, diretamente na roda. Para melhor implementar os diferentes requisitos dos veículos elétricos, como maximizar a autonomia e minimizar o espaço de instalação e a modularidade simultânea, é necessária uma otimização abrangente ao nível do veículo. A coordenação ideal do sistema de travagem e de acionamento contribui decisivamente aqui. A integração de ambos os elementos numa unidade permite um nível particularmente elevado de eficiência na condução e na travagem. Além disso, os componentes integrados reduzem a complexidade através da modularização e facilitam o processo de fabricação.

A inovadora unidade de travagem-acionamento é mais eficiente, mais compacta e mais económica

A DeepDrive desenvolveu e patenteou o chamado motor de fluxo radial de rotor duplo que pode ser instalado como unidade de acionamento central ou como acionamento de cubo de roda em veículos de produção em série.

A parceria concentra-se no desenvolvimento de um cubo de roda compacto e eficiente, otimizado com vista a uma produção económica. A Continental não contribui apenas com componentes de travagem para a unidade conjunta de acionamento e travagem: com a sua experiência na industrialização de produtos até ao desenvolvimento em série, a empresa garante que a inovação em motores estará pronta para a estrada com tecnologia de última geração.

Na primeira etapa, um travão hidráulico é integrado na unidade de travagem de acionamento. Numa segunda etapa, também está prevista a integração de sistemas de travagem a seco de longa duração, sem componentes hidráulicos, no inovador cubo de roda do DeepDrive.

A combinação de tração e travão numa unidade é também o primeiro passo em direção ao chamado módulo de canto com componentes de chassi integrados, como sistemas de suspensão a ar da Continental, numa unidade compacta diretamente na roda.

PALAVRAS-CHAVE