A Continental, em conjunto com a Volterio, está a desenvolver um robô de carregamento inteligente, que pretende tornar o carregamento de veículos elétricos mais fácil no futuro.
Para este fim, a CES e a Volterio celebraram agora oficialmente uma parceria que verá esta última desenvolver os primeiros sistemas de quase produção para o robô de carregamento concebido em conjunto até meados de 2022. Com o CES a cumprir todos os critérios de certificação necessários da indústria automóvel, irá então também desenvolver o sistema até à maturidade da produção e, por fim, assumir a produção do robô de carregamento. A produção em volume do sistema está prevista para 2024 e terá lugar na Alemanha. O desenvolvimento inovador sublinha mais uma vez o enfoque estratégico dos Continental Engineering Services na tecnologia sustentável e nas soluções de serviços. Soluções inteligentes de carregamento para veículos eléctricos, em particular, são marcos fundamentais no caminho para uma mobilidade abrangente, compatível com o ambiente e sustentável.
A solução de carregamento totalmente automática compreende dois componentes: uma unidade na parte inferior da carroçaria do veículo e outra no chão da garagem. Assim que o carro é estacionado, os dois componentes ligam-se automaticamente através de um sistema inteligente, que entre outras opções é controlado por ultra-broadband – uma tecnologia de comunicação baseada em rádio para transmissão de dados de curto alcance. Uma vantagem prática disto é que o automóvel não tem de ser estacionado com precisão. O robô de carregamento corrige o desvio até 30 centímetros da posição de estacionamento ideal. Além disso, é irrelevante o ângulo em que um veículo está posicionado em relação à unidade de piso. A concepção cónica do conector físico entre o piso e a unidade de veículo permite qualquer alinhamento e orientação entre as unidades.
Ambas as empresas tinham previamente pesquisado soluções de robôs de carregamento semelhantes ao mesmo tempo e de forma independente. Na nova cooperação, ambos os parceiros estão a complementar-se, para que uma solução adequada à mobilidade eléctrica diária possa ser rapidamente desenvolvida e disponibilizada aos clientes que já estejam especificamente interessados.