No carro de demonstração da Experiência de Conectividade Holística, a Continental está a aproveitar as tecnologias em rede para dar aos utilizadores conectividade contínua, para que estes possam beneficiar de uma melhor experiência de condução, com informação relevante e atualizada, incluindo trânsito, condições meteorológicas e da estrada.
A generalização da conectividade está a transformar as cadeias tradicionais de valor e a ajudar a definir as experiências de mobilidade dos utilizadores. Isto, por sua vez, cria oportunidades de negócio para os fabricantes de automóveis, que podem aproveitar a informação do veículo para antecipar as necessidades do utilizador, fornecendo uma experiência mais rica e personalizada.
“Existe um potencial tremendo para a aplicação das tecnologias web no mundo automotivo. Com o nosso veículo de demonstração da Experiência de Conectividade Holística, estamos a demonstrar as possibilidades”, afirmou Karsten Michels, Diretor de Sistemas & Tecnologia na Divisão de Interiores da Continental. E acrescenta: “A nossa solução ajuda os fabricantes de automóveis a transformar a experiência de condução, assegurando o fornecimento de serviços dinâmicos e com base no contexto. Isto faz com que as funções do veículo sejam mais inteligentes e relevantes e permite que os fornecedores de serviços possam explorar novos fluxos de valor e aproveitar modelos de negócios inovadores”.
Continental cria um guia de viagem digital dinâmico e interativo
No veículo de Experiência de Conectividade Holística, a Continental mostra um guia de viagem digital que dá ao condutor informação contextual, dinâmica e interativa sobre a navegação, infotainment e serviços de viagens, bem como assistência ao veículo.
O utilizador pode interagir com uma vasta gama de serviços apresentados numa cronologia na consola central, incluindo atualizações sobre o tempo, pontos de interesse e respetivas distâncias e muito mais.
Uma plataforma de retaguarda agrega e estabelece prioridades de dados com base no perfil do utilizador, contexto e destino, de forma a mostrar a informação mais relevante. Por exemplo, se o sistema deteta um pneu com menor pressão, um prestador de serviços de manutenção, que tenha acesso à informação do veículo, pode contatar imediatamente contactar o utilizador e recomendar uma visita à garagem mais próxima para resolver o problema. Isto é apresentado no veículo juntamente com a BestDrive, a rede europeia de garagens especializadas em pneus e manutenção de veículos da Continental.
A solução harmoniza elementos visuais e auditivos para uma experiência mas rica. Uma interação sonora Homem-máquina de alta qualidade, espacializada e baseada em tecnologias áudio convencionais integradas no teto oferece uma vocalização semelhante à humana com uma camada de áudio dedicada. Isto garante uma comunicação clara de mensagens e alertas, independentemente do ruído de fundo ou do entretenimento.
O sistema é alimentado por tecnologias web amplamente aceites (HTML5, NodeJS e navegador baseado no Chromium), o que oferece uma ótima mistura de desempenho, menos tempo de desenvolvimento e gestão simplificada da diversidade.
A Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) segue uma abordagem de construção em bloco, permitindo aos fabricantes de equipamento originais aproveitar os serviços prontos para usar através de APIs padronizadas (como a REST), para desenvolver e implementar outras aplicações. Estas aplicações podem oferecer um elevado grau de personalização, já que são concebidas em torno dos dados do utilizador e do veículo.
A Continental vai dar a conhecer aos seus clientes o carro de demonstração da Experiência de Conectividade Holística durante o CES, em Las Vegas, entre 9 e 12 de janeiro.