Em maio de 2021 vai ser introduzida no mercado, a nível europeu, a nova etiqueta dos pneus, que vem fornecer mais informações aos consumidores e mais obrigações a quem vende pneus de ligeiros, comerciais e pesados.
De acordo com a informação veiculada pela Continental, a nova rotulagem inclui alterações nas escalas das diferentes categorias de desempenho dos pneus: eficiência energética, aderência em pavimento molhado, enquanto que o ruído exterior de rolamento é agora indicado pelo número de decibéis e pelas letras A, B ou C.
Os consumidores podem aceder à ficha de informação do produto, digitalizando o código QR disponível na etiqueta. Outra novidade consiste em dois pictogramas, onde um deles indica se é um pneu para utilização em condições de neve extremas e outro indica se é um pneu com aderência em gelo.
A partir de maio de 2021, a informação da nova rotulagem de pneus deve também ser disponibilizada para a categoria de veículos comerciais pesados (Classe C3).
Na nova rotulagem, as classes de A a C permanecem inalteradas. Para as categorias de veículos C1 (turismo) e C2 (comerciais ligeiros), que anteriormente integravam a classe E para eficiência energética e aderência em pavimento molhado pertencerão agora classe D, que anteriormente estava vazia, ao passo que os que pertenciam às classes F e G serão integrados na classe E. Isto torna a escalas das classes da rotulagem dos pneus mais clara e fácil de interpretar.
Mais digitalização na informação sobre pneus
Os consumidores podem descarregar mais informações sobre cada pneu, digitalizando o código QR que aparece no canto superior direito da etiqueta do pneu. O código QR fornece um endereço para uma base de dados EPREL (EPREL = European Product Registry for Energy Labelling), que contém a ficha informativa do produto. Esta mostra todos os valores da rotulagem para o pneu específico, bem como o início e o fim da produção do respectivo modelo. As fichas de informação do produto são todas introduzidas individualmente na base de dados EPREL pelo fabricante do pneu e, como no passado, a atribuição à das classe da rotulagem é também responsabilidade do respectivo fabricante.
A nova rotulagem de pneus foi desenvolvida para ajudar os consumidores a escolher pneus mais eficientes em termos de consumo de combustível, ao mesmo tempo que obtém informação sobre distâncias de travagem em pavimento molhado. Tanto para os consumidores como para os operadores comerciais, a opção por pneus com maior eficiência energética e pode levar a poupanças substanciais em termos de custos de combustível, bem como a uma redução de emissões de CO2. A informação clara sobre a aderência em estrada molhada contribuirá para uma maior segurança na estrada, enquanto a informação sobre o ruído exterior de rolamento é concebida para ajudar a reduzir a poluição sonora gerada pelo tráfego rodoviário.
Para mais detalhes a Continental desenvolveu um site muito interessante e informativo, quer para o consumidor final, quer para o retalhistas de pneus, que pode visitar em www.continental-pneus.pt