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Continental lança novo pneu com 65% de materiais renováveis

A Continental anunciou recentemente que lançou o UltraContact NXT, o seu pneu de série mais sustentável até à data.

Este pneu é fabricado com 65% de materiais renováveis, reciclados e com certificação de balanço de massa, combina uma percentagem notavelmente elevada de materiais sustentáveis com a máxima segurança e desempenho. A Continental anunciou assim que se tornou no primeiro fabricante a desenvolver pneus de série com uma percentagem elevada de materiais sustentáveis.

A Continental é o primeiro fabricante a lançar um pneu com uma elevada percentagem de materiais sustentáveis para produção em série e com o máximo desempenho nos critérios utilizados nos valores do rótulo de pneus da UE. Todas as 19 medidas disponíveis têm a classificação mais elevada possível (“A”) em termos de resistência ao rolamento, aderência em pavimento molhado e ruído exterior. O UltraContact NXT estará disponível para os revendedores de pneus na Europa em julho.

“Na Continental, a segurança, o desempenho e a sustentabilidade andam de mãos dadas. Com o UltraContact NXT, cumprimos os nossos ambiciosos objetivos de sustentabilidade. Este desenvolvimento representa um passo significativo e demonstra a nossa liderança a níveis tecnológicos, bem como o nosso forte compromisso com a sustentabilidade e a segurança”, afirma Ferdinand Hoyos, Diretor da Área de Negócios de Pneus de Substituição da Continental EMEA.

Dependendo da medida do pneu, o UltraContact NXT é fabricado com até 65% de materiais renováveis, reciclados e com certificação de balanço de massa. Os materiais renováveis representam até 32%. A proporção de materiais recicláveis é de até cinco por cento. Além disso, a Continental obteve uma quantidade de até 28% de materiais certificados pela abordagem de balanço de massa ISCC PLUS a partir de matérias-primas biológicas, circulares e/ou bio-circulares.

Os materiais renováveis incluem a sílica biológica produzida a partir de resíduos agrícolas
Os materiais renováveis representam até 32% do UltraContact NXT. Isto inclui resinas provenientes de materiais residuais das indústrias do papel e da madeira. Utilizadas em pneus, as resinas permitem que compostos altamente flexíveis melhorem a aderência do material. O Ultra Contact NXT contém silicato proveniente das cinzas da casca de arroz. A casca de arroz é um resíduo agrícola que pode ser transformado em sílica mediante um novo processo que consome menos energia. A sílica ajuda a otimizar características como a aderência, a resistência ao rolamento e a vida útil do pneu. Como em todos os pneus, a borracha natural é um material chave do UltraContact NXT. Continua a ser indispensável, uma vez que assegura as mais altas propriedades de desempenho do pneu devido ao seu elevado nível de resistência e durabilidade.

O logótipo “contém materiais reciclados” na parede lateral do UltraContact NXT sublinha a utilização de materiais reciclados nesta gama de pneus. A percentagem de material reciclado é de até 5%. Inclui material de borracha reciclada, que provém de pneus em fim de vida processados mecanicamente. Além disso, a Continental está a utilizar aço reciclado no UltraContact NXT. A tecnologia inovadora ContiRe.Tex, já apresentada, também foi adotada para o UltraContact NXT. Esta gera fibras de poliéster de alto desempenho utilizadas para reforçar a carcaça do pneu através da reciclagem de garrafas PET, que de outra forma acabariam em incineradores ou aterros sanitários. Com a tecnologia ContiRe.Tex, a Continental desenvolveu uma alternativa mais eficiente em termos energéticos e amiga do ambiente que permite reciclar entre nove e quinze garrafas de plástico por cada pneu, dependendo da medida do mesmo. A Continental visa operações totalmente circulares na sua produção de pneus até 2050.

Para o UltraContact NXT, a Continental utiliza até 28% de materiais certificados pelo balanço de massa ISCC PLUS. Trata-se de borracha sintética sustentável e negro de fumo fabricados a partir de matérias-primas biológicas, bio-circulares e/ou circulares. A borracha sintética é um ingrediente que define o desempenho dos modernos pneus de automóveis de passageiros, uma vez que as suas propriedades podem ser projetadas especificamente para a sua aplicação. O negro de fumo é utilizado em compostos de borracha para otimizar a estabilidade, a resistência e a durabilidade dos pneus. O mecanismo de equilíbrio certificado ISCC PLUS assegura a transparência e a rastreabilidade ao longo da cadeia de abastecimento, acompanhando a origem e as características das matérias-primas, verificando a conformidade com critérios sustentáveis e certificando os produtos resultantes.

O UltraContact NXT é uma extensão da bem-sucedida família UltraContact, que foi lançada pela Continental em 2022. As 19 medidas substituirão as respetivas dimensões existentes do UltraContact. A Continental irá lançar gradualmente o UltraContact NXT na Europa. As primeiras medidas estarão disponíveis para os revendedores de pneus na Europa em julho. O UltraContact NXT foi concebido para motores elétricos e de combustão, oferecendo a mais elevada eficiência de rótulo e um ótimo desempenho quilométrico. O pneu de série mais sustentável da Continental até à data tem o logótipo EV Compatible e estará disponível para vários veículos como o Kia Niro, VW ID.3, Mercedes-Benz EQA, Tesla Model 3, Audi Q4 E-TRON, Skoda Octavia, VW Golf 8, Audi A3 e muitos outros.

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