A Continental oferece agora às frotas nova solução para as frotas realizarem a gestão digital dos pneus dos seus veículos.
Um novo sensor permite obter dados sobre o estado dos pneus de forma simples, rápida e independente do fabricante. A Continental explica que isto permite-lhes funcionar de forma otimizada, o que leva a uma maior eficiência de combustível e a uma maior vida útil dos pneus. O novo sensor também contribui para o conceito de “Custos Gerais de Condução Mais Baixos” (LODC) da Continental. Desta forma, o fabricante de pneus premium apoia os operadores de frotas na gestão das suas frotas de forma mais segura, sustentável e económica.
Uum sensor de tampa de válvula é aparafusado diretamente na válvula do pneu de autocarros, camiões ou reboques. A partir daí, mede a pressão dos pneus em tempo real. O sensor é compatível com pneus de veículos pesados de todas as principais marcas e conecta-se via plug-and-play às unidades receptoras ContiConnect. Os desvios das condições alvo são registados na plataforma de gestão de pneus com o mesmo nome e encaminhados ao utilizador. Um código QR no sensor da tampa da válvula é usado para atribuir facilmente o sensor à respectiva posição do pneu. Isto significa que nenhuma ferramenta de leitura especial é necessária para determinar a posição. Isso é feito através de um dispositivo móvel usando o aplicativo ContiConnect On-Site.
Existem duas opções de transmissão dos dados coletados pelo sensor de tampa de válvula: através de uma estação leitora de pátio ou em versão ao vivo com unidade telemática. Com a solução Yard Reader, uma estação de leitura é instalada em pontos movimentados da frota, por exemplo, em lavagens de carros, postos de abastecimento ou outros pontos de controle dentro da garagem. Ele lê os dados dos sensores dos pneus à medida que os veículos passam e os envia para a plataforma Continental IoT. A solução dinâmica requer a instalação de uma unidade receptora na unidade tratora ou no reboque. Estas unidades telemáticas transmitem os dados para a plataforma IoT da Continental em tempo real.
Todos os dados recolhidos e transmitidos são exibidos na aplicação ContiConnect On-Site e podem ser acedidos no portal web – através da aplicação desktop ou dispositivo móvel. Se for detectada uma perda de pressão, por exemplo, o sistema dispara os alarmes correspondentes. Os usuários são então notificados por mensagem de texto, e-mail ou pelo aplicativo. O aplicativo também pode ser usado para documentar medições de profundidade do piso ou danos nos pneus registrados durante uma inspeção do veículo.
Tanto as frotas pequenas como as grandes podem beneficiar da nova solução da Continental. Isso ocorre porque equipar um veículo com o sensor da tampa da válvula pode ser feito em apenas alguns minutos, e a modernização de uma frota inteira leva apenas algumas horas.