É cada vez mais evidente a presença no Grupo Valente & Lopes, nomeadamente no sector do car wash, no qual continua a desenvolver a marca Tecwash. Pedro Valente, gerente do Grupo Valente & Lopes, faz o balanço do ano e avança sobre o que será 2018.
Qual o balanço que faz do ano de 2017 para a sua empresa?
A nossa empresa (Valente & Lopes, Lda.) existe há mais de duas décadas e, desde então, tem crescido anualmente. 2017 não foi exceção, aliás foi um ano de forte crescimento, reflexo de uma grande aposta em I&D. Enquanto grupo empresarial (Grupo Valente & Lopes) consolidámos e reforçámos o nosso posicionamento nos mercados (nacional e internacional) como líderes com o nosso produto principal (coberturas metalo-têxteis) através da marca Cover e das empresas que detemos em Espanha, França e Marrocos; no sector do car wash continuámos a desenvolver a nossa marca Tecwash que concebe, produz e distribui não só estruturas de lavagem, mas também as salas técnicas. Ainda neste ramo de negócios, criámos a marca de químicos Jetklean para apoiar e dar um serviço completo aos nossos clientes.
Que principais investimentos foram feitos em 2017?
O ano passado a nossa faturação foi a melhor de sempre, um valor que já foi, de resto, superado no decorrer deste ano de 2017. Reflexo de um forte investimento. Quero com isto dizer que não adianta ter uma excelente faturação, um grande volume de negócios, se isso depois não se traduzir num investimento para fazer sempre mais e melhor. Complementando esta questão, a Valente & Lopes concorreu e ganhou o apoio importante de um projeto de Inovação, inserido no Portugal 2020, que nos está a permitir expandir as nossas instalações, possibilitando o aumento da capacidade produtiva, a internalização de tarefas e a melhoria da eficiência na produção.
Qual a avaliação que faz do mercado em 2017?
A nível nacional o mercado, no sector das coberturas metalo-têxteis, é para nós um oceano azul. Criámos há já mais de 20 anos o melhor produto para suprir a necessidade de proteger as pessoas do sol e da chuva em espaços exteriores (coberturas metalo-têxteis). A experiência e o desenvolvimento constantes de novos modelos e produtos permite-nos deter e fidelizar uma vasta carteira de clientes, da qual fazem parte, há mais de uma década, todos os grandes grupos de retalho alimentar a operar em Portugal. Ou seja, grupos portugueses e estrangeiros. A partir desta experiência, desta confiança e desta relação duradoura win win estamos a apostar na internacionalização, sobretudo nos mercados de proximidade por excelência: Espanha e França, onde temos inclusive constituídas empresas. Não esquecendo o mercado marroquino, também próximo geograficamente e onde também detemos a marca e empresa Maroc Abris.
Que perspetivas tem para o ano de 2018, no que à vossa empresa diz respeito?
A aposta no investimento descrito na resposta anterior só poderá antecipar um novo ano de crescimento, inovação e muito desenvolvimento. Obviamente sob uma forte capacidade de trabalho de todos os nossos colaboradores que perfazem uma equipa motivada e empenhada. Com isto, iremos, continuar a consolidar a nossa liderança no mercado nacional e, internacionalmente, iremos apostar numa estratégia de foco, junto dos mercados que estão efetivamente interessados nos nossos produtos.
Quais os investimentos previstos para 2018?
Este ano que agora termina já foi de forte investimento, mas para um crescimento coeso e crucial do nosso grupo empresarial é necessário que seja constante e contínuo. E, por enquanto, é apenas o que posso dizer.