Realizou-se em Sevilha a 35ª edição do Congresso Serca que reuniu centenas de profissionais, entre fornecedores e sócios. Como sempre as reuniões de trabalho e o plenário marcaram mais uma edição, que teve como mote d “duende”, algo que representa poder e adaptação às mudanças.
Depois das sevilhanas, com a suas danças, que animaram a fase inicial este congresso, Agustin Garcia, Presidente Grupo Serca fez uma pequena apresentação evocando a necessidade de adaptação ao mercado. Falou sobretudo da dimensão do Grupo Serca, mas também de ser muito heterógeno, com pequenos, médios e grandes sócios. “Somo um grupo muito importante, com uma grande representatividade, com mais de 300 pontos de venda, 1700 carros de distribuição e três redes de oficinas”, disse Agustin Garcia, que anunciou um crescimento de mais de 10%, faturando a empresa mais de 661 milhões de euros (429 milhões só em Espanha), o que quer dizer que a presença do Grupo Serca em Portugal é cada vez maior.
O mesmo responsável falou da importância do Grupo Nexus na estrutura e desenvolvimento do Grupo Serca, e deu um grande enfase ao Service Next, apelidando-o de “o nosso serviço estrela”.
Chamou a atenção para o envelhecimento do parque circulante, e do impacto que isso está a ter nos negócios, mas também ao facto de as vendas de carros novos serem muito reduzidas face ao parque circulante que não se está a renovar.
Lluís Tarrés, Diretor Geral do Grupo Serca fez mais uma vez uma muito interessante apresentação, deixando muita informação e recados ao mercado, mas nesta notícia (depois poderá ler a reportagem completa e exclusiva na próxima PÓS-VENDA) o destaque vai para o aviso que deixou à importância de as empresas terem sucessão e do valor que as pessoas mais experientes podem ter nas organizações suas associadas. Deixou ainda uma meta para o Grupo Serca e um desafio a todos os sócios: faturar 1.000 milhões em 2030!!!
Gerard Alcalá, Diretor Comercial Grupo Serca, deixou uma visão mais de números e crescimento, mas sempre focado na perspetiva de “pensar globalmente, mas agir localmente”. Falou da importância e do crescimento do mercado português para o Grupo Serca, agora que tem mais um sócio (a PD Auto, em Braga), mas também que nos próximos dois anos pretende duplicar o número de oficinas das redes que dinamizam (Professional Plus, Nexus Auto e SPG). Outra novidade é o lançamento em Portugal da Next Go, uma plataforma que inclui tudo o que uma oficina precisa (dados técnicos, peças, orçamento, etc).
Mais detalhes e informações na próxima edição da revista PÓS-VENDA.