No âmbito do programa de Certificação da Qualidade que a rede Contiservice está a implementar, num processo que se prolonga até ao final de 2020, mais de duas dezenas de agentes estiveram reunidos durante dois dias em formação.
O módulo ministrado foi no âmbito do Atendimento e dos Processos Operacionais. A apoiar esta formação esteve a Polivalor, uma empresa especializada no sector automóvel, que presta serviços nas áreas da Formação, Consultoria e Marketing.
Segundo Sandra Melo, responsável pela rede ContiService, “o objetivo foi dotar os participantes de ferramentas que os apoiem na gestão da operação no ponto de venda e na sua interação com o cliente. A experiência no ponto de venda é fundamental para conquistar e fidelizar o consumidor. O primeiro ano do programa de certificação é todo ele focado na dotação dos nossos agentes de ferramentas e competências que os apoiem neste contacto com os clientes”, destaca.
Este Plano de Certificação da Qualidade é apoiado por um conjunto de entidades externas que apoiam a Rede neste processo validando e avaliando processos e metodologias.
Todos os pontos abordados nestas duas sessões, numa componente prática e teórica, são parte do programa e das auditorias finais.
No decorrer do próximo ano, a formação será centrada na área da oficina e na sua organização funcional: organização oficinal e gestão de operações.
Modelo de implementação
O programa de Cerificação da Qualidade da rede ContiService desenvolve-se ao longo de três anos, e está estruturado em três grandes áreas: Auditoria de Diagnóstico, Formação e Auditoria final que confere a certificação final ao agente. As auditorias e o acompanhamento do processo de implementação dos respetivos planos de ação serão realizadas por uma entidade externa.
Ao longo de 2018, o módulo em destaque é Atendimento e Vendas. No próximo ano será a gestão do espaço oficinal e em 2020 a gestão do ponto de venda.
A rede ContiService, que conta atualmente com 90 pontos de venda, “pretende implementar, a nível nacional, uma rede de parceiros especialista em pneus e manutenção automóvel com os atributos e as características inerentes à marca Continental”, refere Pedro Teixeira, Diretor Geral da Continental Pneus Portugal.
Muito orientada e focada para o ponto de venda, a rede ContiService pretende também apoiar os parceiros dotando-os de novas ferramentas de comunicação e de instrumentos que os apoiem no desenvolvimento do seu negócio.