Especialista em correias para motores, a Contitech tem feito muitos desenvolvimentos tendo em vista dar resposta às exigências dos modernos motores de automóveis.
As correias estriadas elásticas permitem a transmissão não positiva de binários em transmissões por correia sem polia tensora. A razão: graças aos elementos de tração elásticos, mantêm a tensão ao longo da sua vida útil completa.
Em motores modernos são responsáveis pelo acionamento, por exemplo, do alternador, da ventoinha, da bomba de água, do compressor do ar condicionado e da direção assistida. Enquanto especialista competente em correias e componentes de transmissão por correia, o ContiTech Power Transmission Group disponibiliza uma correia estriada elástica capaz de satisfazer as elevadas exigências dos motores modernos.
A correia estriada elástica da ContiTech tem três componentes principais: Camada de cobertura, elementos de tração e revestimento estriado. A camada de cobertura com estrutura de suporte posterior é constituída por borracha sintética especialmente resistente à abrasão. Os componentes mais importantes da correia estriada elástica ContiTech são os elementos de tração. Ao contrário do que acontece na correia estriada normal, os elementos de tração são compostos por fibras de poliamida elásticas e garantem um comportamento de marcha neutro da correia. Adicionalmente, a correia tem um revestimento especial das estrias que, mesmo com ligeiras inclinações da transmissão, garante um baixo ruído e uma aderência ideal.
Manutenção e substituição: ContiTech apoia as oficinas
As correias estriadas são sujeitas a movimentos permanentes e estão diretamente expostas a influências ambientais como pó, sujidade e grandes variações da temperatura no compartimento do motor. Estas condições conduzem a envelhecimento e desgaste. Por isso, a ContiTech recomenda a substituição da correia o mais tardar após 120 mil quilómetros. Para a substituição, há que atentar ao seguinte: “As correias estriadas elásticas não podem ser substituídas por correias estriadas convencionais”, afirma o gestor de produto Adrian Rothschild. “Os veículos com uma correia elástica instalada de fábrica, aquando da realização de trabalhos de reparação e revisão têm de ser obrigatoriamente equipados também com uma correia elástica. As correias estriadas normais, devido ao facto de terem uma construção diferente, não funcionam nestes veículos.”
No entanto: Visualmente, as correias elásticas quase não apresentam diferenças em relação às correias estriadas normais. A correia estriada elástica da ContiTech pode ser identificada através da indicação “ELAST” na parte de trás. Para realizar uma montagem isenta de danos é necessária uma ferramenta especial. “A ContiTech disponibiliza ferramentas especiais, assim como práticos conjuntos de correias com ferramentas descartáveis para os clientes”, explica Rothschild.
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