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Controlauto Serviços: Crescer noutro tipo de “inspeções”

22 Dezembro, 2025

A Controlauto, visualmente conhecida pelos muitos centros de inspeção automóvel que possui em Portugal, disponibiliza também, através da Controlauto Serviços, uma série de outros serviços muito úteis para automobilistas, stand’s de automóveis, oficinas e empresas de frotas.

Artigo publicado na edição de agosto de 2025 da Revista Pós-Venda.

A Controlauto Serviços foi criada em 2022 como parte de uma estratégia de crescimento da Controlauto, que por um lado passa pela internacionalização da sua atividade principal (as inspeções), mas por outro pela diversificação das suas atividades. É precisamente aqui que entra a Controlauto Serviços, uma nova empresa, que tem como objetivo incrementar o posicionamento da Controlauto dentro do setor automóvel através do lançamento de novos negócios.

Apesar de ter três anos, a empresa opera há dois anos, sendo que o primeiro serviço a ser lançado foram as peritagens mecânicas, que permitiram à Controlauto Serviços trabalhar diretamente com gestoras de frotas, rent-a-car, oficinas, etc, fazendo para estas entidades peritagens mecânicas imparciais de modo a identificar causas de avarias.

Em 2023, a Controlauto Serviços lança a marca Verificar, mais orientado para o B2C, que realiza basicamente um serviço de verificação do estado das viaturas usadas num contexto de pré-venda, disponibilizando informação técnica sobre o estado de uma viatura num processo de compra e venda, que incluía ainda um serviço de diagnóstico do sistema de tração de viaturas elétricas e híbridas.

Diversificação de serviços

Na Área Automotive a Controlauto Serviços está neste momento a desenvolver ainda mais os serviços técnicos de apoio à gestão de frotas e ao apoio ao pós-venda.

Juntamente com os serviços antes mencionados (as peritagens mecânicas e o Verificar), a empresa lançou agora este ano as auditorias a componentes automóveis (sistemas de travagem e pneus), que são serviços muito direcionados para as gestoras de frotas, com um foco muito grande na rapidez de resposta ao cliente.

“Os nossos serviços são feitos em mobilidade e, por isso, poderemos estar numa oficina para executar estas peritagens em cerca de duas horas”, refere Paulo Durão, Diretor da Controlauto Serviços.

Ainda em fevereiro deste ano, já foi lançado um novo serviço que é o cliente mistério, que “agora queremos fazer crescer e dinamizar para diversos player´s do setor automóvel”, explica o mesmo responsável.

Empresa tecnológica

Se olharmos para a matriz da Controlauto vemos que a empresa, pela natureza dos serviços que efetua, pretende ser um parceiro técnico independente e imparcial.

Mas com a Controlauto Serviços, Paulo Durão, Diretor da Controlauto Serviços, refere que o objetivo é declaradamente “sermos uma empresa tecnológica, que fornece serviços técnicos”.

Para além dos serviços que efetua, a Controlauto Serviços adotou um sistema de relacionamento dos seus serviços com os clientes, que mais não é do que uma plataforma web, que no fundo é um portal colaborativo que trabalha em tempo real, que “nos permite costumizar workflows às necessidades dos clientes, como também fazer toda a operação com o cliente presente em tempo real nessa operação, criando métricas sobre aquilo que estamos a fazer”.

Esta forma de trabalhar veio, segundo Paulo Durão, revolucionar a forma como é trabalhado o cliente mistério, com uma abordagem muito inovadora para uma tipologia de serviços efetuados num mercado que já está muito maduro.

“Nós temos de ser desafiadores, inovadores e diferenciadores. Com estas três variáveis estamos a tentar valorizar muito os serviços técnicos para os clientes, disponibilizando mais dados e mais informação, mesmo em tempo real, que eles podem usar na sua gestão”, afirma Paulo Durão.

Mesmo alertando que a operacionalização de todos estes serviços ainda estão numa fase inicial, mesmo assim, Paulo Durão, explica algumas das ideias das mais-valias que essa operacionalização pode trazer para os clientes.

Um deles é, por exemplo, a monitorização do payback dos serviços efetuados pela Controlauto Serviços. “Nós queremos provar aos nossos clientes, que os serviços efetuados por nós, têm um retorno muito maior, com um claro impacto financeiro na atividade”, refere Paulo Durão, acrescentando ainda que “o nosso principal diferenciador é o facto de não sermos um mero prestador de serviços, já que queremos fazer parte da operação do cliente. Sempre que um cliente nos pede um serviço, nós queremos saber a necessidade do cliente e saber o ponto crítico que o serviço vai satisfazer”.

IMPACTO NA OPERAÇÃO DOS CLIENTES

Posicionando a Controlauto Serviços como uma empresa tecnológica, focada na prestação de serviços técnicos, a rapidez na operação e na prestação desses serviços é estratégica para a empresa.

Paulo Durão dá um exemplo: “33% das peritagens mecânicas que realizamos neste momento são feitas em regime remoto, em tempo real, na plataforma digital da Controlauto Serviços. Tal situação leva a que o impacto no SLA (acordo de nível de serviço) seja muito grande. Tendo em conta os prazos atuais, um SLA de 24 a 48 horas é excelente, mas a Controlauto Serviços está entregando o relatório em duas horas, desde o momento em que o cliente pediu a peritagem mecânica”.

Esta situação, segundo o Diretor da Controlauto Serviços, tem um impacto enorme na diminuição dos custos de imobilização da viatura e impede em muitos casos que seja acionada a viatura de substituição, para além de ter também um enorme impacto na expetativa do cliente.

Dinamizando apenas relatórios digitais, a rapidez no serviço, o rigor técnico e a linguagem simplificada (nos relatórios), são atualmente os driver´s da atividade da Controlauto Serviços.

Outra área de negócio que está preparada para disponibilizar aos clientes da Controlauto Serviços é a consultoria e apoio aos processos de melhoria continua e de apoio à falta de recursos técnicos. “Já temos alguns clientes oficinais que nos pedem este tipo de serviços”, refere Paulo Durão.

A empresa também já dinamiza, para alguns clientes particulares, intervenção em oficina de modo a comprovar junto da mesma, se aquilo que foi escrito no orçamento foi de facto realizado no veículo. “São clientes que procuram transparência, nomeadamente em reparações mecânicas” refere o Diretor da Controlauto Serviços.

Serviços em mobilidade

Todos os serviços da Controlauto Serviços são feitos em mobilidade. Quando se iniciou o projeto Verificar a empresa tinha dois espaços físicos, um em Lisboa e outro no Porto, que “foram muito importantes do lançamento da Verificar, em que ainda não éramos conhecidos, no entanto percebemos que o cliente pretende conveniência e, como tal, as unidades móveis eram mais solicitadas. Por isso, decidimos encerrar esses dois espaços”, conta Paulo Durão.

A Controlauto Serviços apostou em mais unidades móveis (atualmente são quatro), que permitiu mais mobilidade e uma maior cobertura territorial, mas também dar uma maior transversalidade técnica de toda a equipa que, no mesmo dia, pode fazer diversos serviços.

“ELETRIFICAÇÃO VAI TER UM GRANDE IMPACTO NO PÓS-VENDA”

Paulo Durão, Controlauto Serviços

Como profissional atento ao normal desenvolvimento do setor pós-venda em Portugal, Paulo Durão vê com apreensão as dificuldades que existem no setor pós-venda ao nível dos recursos humanos (leia-se mecânicos).

“A transformação tecnologia no setor automóvel não está a ser acompanhada pela formação”, refere Paulo Durão, explicando que “daqui a 5 a 10 anos existem oficinas que vão ter que mudar de infraestruturas, de equipamentos e vão ter que se adaptar do ponto de vista do conhecimento. Esta mudança não está a acontecer e isso é preocupante para o futuro do pós-venda”.

Por esta razão, diz Paulo Durão, que a Controlauto Serviços está a investir muito na formação, como forma “de sermos um parceiro na ótica de suprimirmos dificuldades técnicas que as oficinas possam ter do ponto de vista dos equipamentos (diagnóstico), mas também da mão-de-obra”.

No entender deste profissional, a “eletrificação vai ter um grande impacto no pós-venda”.

SERVIÇOS DA “CONTROLAUTO SERVIÇOS”

Peritagem Mecânica:
Peritagens mecânicas imparciais para identificar causas de avarias em sistemas e componentes automóveis, com relatórios técnicos detalhados que ajudam na tomada de decisões em reparações e litígios. Destinado a empresas de frotas, companhias de seguros, empresas de garantia automóvel, oficinas e concessionárias.

Peritagem de Final de Contrato:
Avaliação do estado de veículos em final de contrato de aluguer de longa duração (renting) e de curta duração (buy back). Destinado a empresas de renting, marcas automóveis (OEM’s) e rent-a-car’s.

Verificar:
Verificação do estado de conservação e funcionamento de veículos usados antes da compra ou venda. Destinado a particulares, empresas e concessionários.

Scan de Bateria:
Avaliação do estado das baterias de veículos elétricos e híbridos. Destinando a proprietários de veículos elétricos e híbridos, concessionários e potenciais compradores.

Auditoria de pneus:
Análise do estado dos pneus para garantir segurança, durabilidade e conformidade com as normas. Destinando a empresas gestoras de frota, fabricantes e empresas com frota própria.

Auditoria do Sistema de Travagem:
Realização de auditorias ao sistema de travagem, avaliando o estado dos discos e pastilhas para assegurar que estes componentes estão em conformidade com as normas de segurança. Destinando a empresas gestoras de frota, empresas com frota própria e outros profissionais do setor automóvel.

Cliente Mistério:
Avaliação da experiência do cliente em concessionários e oficinas através de visitas anónimas. Destinando a concessionários, oficinas e empresas que desejam obter uma visão real e imparcial da experiência proporcionada aos seus clientes, com o objetivo de melhorar o serviço e fidelizar o cliente.

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