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Corgágueda: Num outro patamar

6 Outubro, 2023

Existem oficinas que estão a preparar com muito profissionalismo o seu futuro. A Corgágueda é disso um bom exemplo, pelos investimentos que tem feito que lhe permitem prestar serviços que poucas oficinas estão aptas a fazer.

A Corgágueda existe desde maio 1999. Hugo Rodrigues sempre esteve associado à oficina, apesar de só em 2007 se ter  tornado sócio da mesma (desde 2019 que é sócio único). Sendo hoje uma oficina de ligeiros, que começou com pesados, a Hugo Rodrigues não lhe falta conhecimento e experiência da área, sendo que a partir de 2016 (com a construção das atuais instalações), o negócio teve um enorme desenvolvimento que levou a que a Corgágueda se tenha preparado não só para o presente, mas acima de tudo para o futuro.

Atualmente a Corgágueda é uma oficina multimarca que tem uma série de serviços ao dispor dos seus clientes, que vão da mecânica à eletricidade, passando também pelos pneus e, por exemplo, pela manutenção de caixas de velocidades automáticas. Há três anos decidiu investir na limpeza e manutenção de filtros de partículas, que lhe abriu as portas a clientes oficinais. “Foi um investimento muito bom”, diz Hugo Rodrigues, não só porque a Corgágueda diversificou a sua carteira de serviços, como abriu o leque a clientes profissionais. “Sempre gostei muito de partilhar informação com outras oficinas, e sinto que existe muita dificuldade em algumas delas em fazer um diagnóstico assertivo sobre o filtro de partículas. É muito importante a partilha de conhecimento com as outras oficinas, mas também poder fornecer-lhes um serviço em que podem confiar e que é efetuado no próprio dia”, refere o mesmo responsável.

DIAGTEC
Sempre no caminho da inovação e na dinamização de novos serviços de valor acrescentado, a Corgágueda foi a primeira oficina a aderir ao conceito DIAGTEC. “O que nos aliciou neste projeto, foi a formação que tem estado a decorrer, que nos permite chegar a um patamar muito elevado ao nível do diagnóstico”, afirma Hugo Rodrigues, assegurando que este investimento permitiu “abrir as portas a um leque de negócio que consideramos muito interessante e com enorme potencial”.

Com a adesão à DIAGTEC, a Corgágueda, para além do diagnóstico mais tradicional, passou também a fazer um conjunto de outros serviços como programação de centralinas, chaves e outros serviços especializados ao nível do diagnóstico, que por serem muito técnicos normalmente não eram realizados ou eram feitos por empresas externas. “Agora podemos intervir em carros muito mais recentes, o que nos traz novas oportunidades de negócio sendo um serviço com uma clara perspectiva de desenvolvimento futuro”, diz Hugo Rodrigues, revelando que “a grande maioria dos problemas que temos resolvido são avarias provocadas por reprogramações mal efetuadas. Muitas pessoas não têm noção do que anda a fazer aos carros!!!”.

Para trabalhar este conceito, a Corgágueda contratou mais um profissional, com muitos conhecimentos na área, sendo neste momento uma clara aposta da empresa para o futuro, tendo em conta que dentro do mesmo conceito também está incluída a manutenção de veículos elétricos. “Temos que acompanhar o mercado e por isso queremos também estar preparados para esta transição que está a acontecer para os veículos elétricos”, revela o gerente da oficina.

De qualquer forma, tal como aconteceu com o investimento no equipamento para limpeza de filtros de partículas, também aqui a Corgágueda poderá potenciar este tipo de serviço muito técnico ao nível do diagnóstico junto de outras oficinas, para além do cliente final. “Agora estamos numa fase de experiência e queremos ganhar mais prática e mais conhecimento nesta área, mas já percebemos que apesar do elevado investimento, que se pagará a ele próprio, foi uma aposta certa e do qual não me arrependo nada”, garante Hugo Rodrigues.

DIGITALIZAÇÃO
A digitalização da operação é para a Corgágueda algo que está institucionalizado. Por exemplo, aos clientes é dada já a possibilidade de pagar sem juros, recorrendo a modernos serviços por via digital, como é o caso do Cofidis Pay e da Universo Flex. Com o valor médio das reparações a subir, diz o gerente da oficina que “é importante ter essas soluções de pagamento fracionado, que são muito práticas e que não têm custo acrescido para o cliente. Cada vez mais o cliente opta por pagar desta forma, nomeadamente quando os valores das reparações são mais altos”.

Outro exemplo, dos vários que poderiam ser dados em relação à Corgágueda, é a APP que a empresa desenvolveu. Através da mesma, o cliente tem acesso a toda a informação relacionada com a oficina (marcações, registo dos serviços, orçamentos, promoções, etc.). Para além disso, a empresa tem também uma ação permanente nas redes sociais, o que acaba por ser potenciador dos seus serviços. Porém, no entender do gerente da Corgágueda um dos segredos da empresa está precisamente na qualidade dos serviços. “O mais importante é evitar ao máximo a reclamação do cliente. Por isso, investimos muito na qualidade das peças e dos lubrificantes e na qualificação dos nossos recursos humanos”, afirma Hugo Rodrigues que nesta altura tem como principal preocupação “a falta de espaço. Temos um projeto de expansão das instalações, que nos irá permitir colocar mais quatro elevadores. Queríamos até contratar mais mecânicos, mas não temos condições físicas, o que nos leva a recusar algum serviço”.

CORGÁGUEDA
Hugo Rodrigues
234 624 397
geral@corgagueda.pt
corgagueda@gmail.com

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 88, de janeiro de 2023. Consulte aqui a edição.

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