Rui Pereira, António Lobo Xavier e Virgílo Teixeira iniciaram funções como titulares da Comissão de Ética do setor das inspeções automóveis, cuja associação nacional – ANCIA – adotou um sistema de autoregulação comportamental, baseada num código de ética e de boas práticas profissionais.
Com a instituição de uma Comissão de Ética, servida pela colaboração de personalidades de alta craveira técnica e prestígio profissional, ficam reunidas as condições básicas para um processo de autoregulação credível e sustentável, que garanta elevados padrões de confiança no setor das inspeções e constitua a pedra angular de uma reputação que sirva de referência a todos os associados da ANCIA.
A Comissão de Ética é um órgão independente, que tem por missão zelar pelo cumprimento do Código de Ética e propor as sanções a aplicar em casos de verificada infração. Cabe também à própria comissão estabelecer o seu regulamento de funcionamento, a aprovar pela Direção.
O Código de Ética assume-se como um documento de importância fundamental para o setor, uma vez que agrega os princípios que devem servir de orientação à conduta de todos os Associados e colaboradores da ANCIA no exercício das responsabilidades inerentes à inspeção de veículos.
Nos termos do convite da direção da ANCIA, o Professor Dr. Rui Pereira aceitou presidir à Comissão de Ética, devidamente acompanhado pelo Professor Dr. António Lobo Xavier e pelo Dr. Virgílio Teixeira, personalidades que muito honram o setor com o seu mérito pessoal e elevada competência profissional.