A Crofil é uma empresa que comercializa a marca de ferramentas Kroftools através de distribuidores. Para além de uma segunda linha de produto, a empresa está a dinamizar também a área dos equipamentos oficinais.
O trabalho que a Crofil tem vindo a desenvolver no mercado trouxe novas oportunidades de negócio. Este especialista em ferramenta para o setor auto, nomeadamente em ferramenta especial, passou a incorporar na sua gama de produtos diversos equipamentos, começando pelos elevadores, máquinas hidráulicas, lubrificadores, aspiradores de óleo e prensas, entre outros. “Ainda este ano deveremos lançar também equipamentos de montar e desmontar pneus”, refere José Bárbara, gerente da Crofil, que completam alguma da oferta existente como as ferramentas pneumáticas.
A equipa da Crofil aumentou, nomeadamente na área da montagem, para dar apoio no terreno, mas com todas estas novidades que lançou e vai lançar “teremos que ter muito cuidado com o pós-venda, por isso vamos investir ainda mais nesta área, pois é essencial dar o serviço técnico ao cliente”, revela o mesmo responsável, que argumenta que “nunca senti tanta necessidade por parte do mercado por este tipo de equipamentos”.
O sucesso na venda de elevadores, por exemplo, leva José Bárbara a dizer que “não é só a qualidade do equipamento e o preço que leva a este sucesso. A renovação do parque de equipamentos em Portugal e as vendas para Espanha, que representam 10% das nossas vendas, levam também a estes bons resultados”.
O que não se altera na Crofil é a política de marca própria com a Kroftools. “Todos os nossos produtos são Kroftools”, diz José Bárbara, explicando que é uma política para manter, “focando sempre na qualidade. Todos os nossos produtos têm as normas CE, depois no preço e também assegurando o pós-venda, que hoje é essencial até porque a inspeção anual é obrigatória e ainda temos peças de substituição”.
Tendo as instalações quase duplicado o seu espaço, a Crofil vai apostar no reforço das ferramentas manuais de marca própria em avulso (entre 60 a 80 novas referências), como vai apostar numa gama mais alta (em termos de qualidade) ao nível das ferramentas.
No modelo de negócio que tem implementado a Crofil trabalha com os seus revendedores e não diretamente com a oficina. “Vamos ao cliente final sempre em parceria com o nosso revendedor e nunca diretamente”, explica o gerente da empresa dizendo “que é uma política para manter que está implementada com os revendedores e que funciona muito bem”.
A Crofil tem uma equipa de dois vendedores no terreno que faz Portugal e Espanha, tendo também investido no marketing (em diferentes plataformas e na presença na Motortec em Espanha) para estar constantemente próximo dos seus revendedores. “Em 2018 queremos estar na Automechanika em Frankfurt, mas entretanto estamos a prepara-nos logisticamente para isso”, refere José Bárbara.
Refira-se que a Crofil tem um site B2B da Kroftools, onde poderá conhecer toda a gama de produtos, tendo ainda preços e outros informações para os revendedores.
Apear de ter mais de 90% das suas vendas fora de Braga, a Crofil nunca equacionou estar fisicamente presente noutro local, até porque José Barbára considera que a evolução da logística e o tipo de produto que comercializa a tal não obriga.
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