Ver todas

Back

Curso de Mobilidade Híbrida do IPCA visitou SAHE

O Curso Técnico Superior Profissional de Mobilidade Híbrida do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave esteve presente no maior Salão Automóvel de Híbridos e Elétricos, que decorreu recentemente no Porto, levando os alunos a conhecer a realidade do mercado nesta área.

Este curso, inserido na Escola Técnica Superior Profissional do Politécnico do Cávado e do Ave tem como objetivo a formação especializada de profissionais relativamente à manutenção de viaturas eletrificadas.

O subdiretor do curso e também docente Ricardo Daniel Pinto (que paralelamente é Gestor de Projeto no Grupo Salvador Caetano), reforçou a importância da relação entre o Ensino Superior e o Mundo Empresarial: “Atualmente é premente a simbiose entre o mundo do trabalho e as salas de aula. Na minha opinião, o sucesso de um sistema de ensino é tão maior quanto mais forte for a incorporação do ensino dentro da empresa (gemba) e vice-versa. Vivemos tempos desafiantes, quer pelo indefinido relativamente à mobilidade híbrida (tecnologia predominante, impacto no após-venda automóvel), quer pela dificuldade de se açambarcar mão-de-obra qualificada e competente. Sempre que me é possível tento relacionar o ensino teórico-prático com atividades do mundo do trabalho. Exemplo prático, é precisamente esta visita que permitiu aos alunos contactar com diversas empresas, testar viaturas eletrificadas (test-drive) e desenvolver relação com as empresas que contactaram, bem como a respetiva experiência de condução que lhes permitiu adquirir algum senso critico relativamente às autonomias, potências, consumos médios, entre outros.”

O Curso Técnico Superior Profissional de Mobilidade Híbrida tem uma duração total de dois anos, tendo uma forte componente de estágio incorporada (840 horas).

Neste momento o Curso decorre em Pós-Laboral no Campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em Barcelos.

Mais informações em https://ipca.pt/

PALAVRAS-CHAVE