Ver todas

Back

Daimler ativa no combate aos produtos contrafeitos

6 Agosto, 2021

A Daimler continua os seus esforços para combater os falsificadores de produtos, com medidas ainda mais intensivas.

O foco da marca têm sido os produtos relacionados com a segurança, tais como discos ou rodas de travão falsos. Em 2020, foram confiscados mais de 1,7 milhões de produtos Daimler contrafeitos.

A Daimler lembra que os preços baixos e fontes duvidosas são frequentemente indicadores de contrafacção e que, em muitos casos, os produtos vendidos por falsificadores organizados são produzidos em condições desumanas sem qualquer consideração pelas normas ambientais, segurança no local de trabalho ou direitos humanos. “Para os não especialistas, as peças contrafeitas podem parecer muito pouco diferentes das peças genuínas, mas na maioria dos casos são de qualidade inferior e não cumprem sequer as normas legais mínimas. Por conseguinte, representam um risco significativo para o bem-estar e segurança dos clientes”, indica a Daimler em comunicado.

Os peritos em protecção da marca inspeccionam produtos suspeitos em plataformas online ou em feiras comerciais em todo o mundo, para detectar os contrafactores. Os sinais de alarme típicos são um preço manifestamente baixo, anomalias na qualidade do produto, ou mercadorias vendidas por fontes online duvidosas. O objectivo das rusgas mundiais com as autoridades locais são as grandes redes de falsificação e o desmantelamento das suas estruturas de produção e distribuição. Outras medidas incluem procedimentos criminais, injunções ou acções de informação e danos. Em sessões de formação e com materiais de informação, a Daimler sensibiliza para os riscos de segurança e ajuda a distinguir as peças genuínas das falsificações. Ao fazê-lo, a equipa contribui também para a sustentabilidade – não só em termos de segurança, mas também no que diz respeito aos direitos humanos e à protecção ambiental”.

PALAVRAS-CHAVE