A Daimler Truck Retail tornou-se a primeira oficina em Portugal a receber o sistema Smart Level da Fuchs, uma tecnologia de alta precisão, criada para permitir o controlo de lubrificantes e anticongelantes através de sensores.
Instalado em dezembro nas instalações da empresa em Alverca, o sistema foi implementado em quatro cubas, duas com óleo de motor e duas com anticongelante, e em dois tambores com óleo de transmissão e diferencial. “Instalámos sensores em quatro cubas, umas com óleo de motor outras com anticongelante, e ainda em dois tambores com óleo de transmissão e diferencial”, informou Miguel Ribeiro Pinto, responsável automotive da Fuchs, acrescentando que a instalação foi concluída com uma ação de formação em sala destinada aos principais intervenientes. “O objetivo foi explicar como podem tirar o máximo proveito do Smart Level através do portal Fluids Connect da Fuchs”, afirmou.
Rogério Silvestre, Diretor Após-Venda da Daimler Truck Retail, destacou a importância da solução para a atividade da empresa: “Este novo sistema da Fuchs ajuda-nos a aperfeiçoar a nossa missão, que é apoiar os nossos clientes da melhor forma nas suas atividades comerciais. Fornecemos camiões e autocarros à medida e tratamos da sua manutenção nas nossas oficinas. Para nós é essencial controlar o stock dos lubrificantes e anticongelantes. Com os sensores e o software da Fuchs, conseguimos este controlo de forma cómoda, rápida e integrada.”
Fluids Connect
O portal Fluids Connect concentra todos os dados recolhidos pelos sensores, com uma frequência de medição ajustável até ao máximo de hora a hora. A plataforma permite consultar os níveis atuais dos fluidos e acompanhar a evolução dos consumos. Quando os níveis atingem os limites programados, surgem alertas no ecrã, em laranja quando é necessário repor em breve e em vermelho quando a reposição é urgente. O sistema disponibiliza ainda previsões do melhor e do pior consumo expetável, bem como a indicação da data provável de esgotamento do stock.
“O sistema permite condicionar e diferenciar o acesso aos dados. A administração pode ter acesso a outros dados do que o armazém, por exemplo. Se um grupo de oficinas quiser instalar o Smart Level, pode configurar a visualização por oficina e depois por departamento. O sistema é altamente ajustável às necessidades”, explicou Miguel Ribeiro Pinto.
É igualmente possível configurar a emissão de relatórios periódicos, personalizáveis e enviados automaticamente por e-mail. “A principal mais-valia deste sistema está no controlo diário do inventário e na possibilidade de agir atempadamente quanto ao reaprovisionamento. Para além disso, permite identificar irregularidades”, sublinhou o responsável.
A solução é considerada pela marca das oficinas como uma inovação revolucionária também para a indústria, permitindo a integração de até 200 sensores num único sistema, instaláveis em cubas, tambores e depósitos subterrâneos.
Os sensores detetam os níveis dos fluidos por ultrassons, funcionam através de dados móveis ou wi-fi, estão equipados com GPS e são alimentados por baterias facilmente substituíveis, com uma durabilidade que pode atingir os 12 anos. “O Smart Level é um poderoso aliado para as fábricas e oficinas, já que permite um controlo total cómodo, automático e permanente dos lubrificantes”, concluiu Miguel Ribeiro Pinto.








