Em comparação com os atuais motores de tecnologia avançada em produção, o Dynamic Skip Fire melhora a economia de combustível e reduz as emissões de CO2 em 10%. Pela primeira vez disponível em motores de quatro cilindros.
A Tula Technology e a Delphi Automotive revelaram hoje um passo importante no controlo do motor que leva à desativação dinâmica de cilindros, antes só encontrada nos motores de grande porte com vários cilindros, que se destaca no domínio de unidades menores de 4 cilindros. No Colóquio de Aachen, a Tula e a Delphi demonstraram um veículo com engenharia de 4 cilindros, 1,8 litros turbo GDi equipado com o Dynamic Skip Fire (DSF), a primeira tecnologia de desativação dos cilindros do motor totalmente variável da indústria.
O DSF melhora a economia de combustível e reduz as emissões de CO2 em 10 por cento em comparação com motores de tecnologia avançada de 4 cilindros. As empresas acreditam que, em adição a estes benefícios diretos, o sistema também irá fornecer aos designers de motores novas oportunidades para otimizar as estratégias de combustão.
“Os sistemas de desativação de cilindros permitem aos motores operar mais eficientemente porque os cilindros continuam a providenciar propulsão quase parados aumentando a eficiência de combustão e reduzindo as perdas de bombeamento”, explica o CEO da Tula, Scott Bailey. “O desafio em motores mais pequenos é que se alguns cilindros não entrarem em combustão pode-se criar um problema de refinamento. Conduzir o nosso novo veículo de demonstração mostra claramente que a Tula e a Delphi em conjunto resolveram este desafio, tornando os substanciais benefícios de desativação de cilindros disponíveis em todas as configurações de motorizações populares”.
O DSF determina quais os cilindros que entram em combustão em tempo real, a cada oportunidade de queima. Porque é uma parte integrante da estratégia de controlo do motor, a ativação da válvula, posição do acelerador e ignição podem ser otimizados de forma sinérgica. A escolha de quais os cilindros devem ser desativados é feita com base em evitar padrões de ressonância conhecidos dentro do motor, proporcionando um refinamento excecional.
“Ao tomar a decisão de combustão/não combustão em cada cilindro a cada ciclo, o Dynamic Skip Fire leva a tecnologia de desativação de cilindros ao limite teórico”, diz o vice-presidente de engenharia da Tula, John Fuerst. “Em futuras implementações podemos integrar estratégias para gerir os níveis de oxigénio de escape para proteger o pós-tratamento excedente, podemos melhorar a operação do Ciclo Miller, podemos complementar a hibridização, e até mesmo conceitos de combustão avançados, como a gasolina de ignição por compressão e muito mais”.
O programa de desenvolvimento conjunto mostra que o DSF pode reduzir o CO2 em pelo menos 50 por cento mais do que com um sistema de desativação do cilindro convencional quando aplicado a um motor de 4 cilindros, enquanto melhora o refinamento. O vice-presidente de engenharia de sistemas de motorização da Delphi, Martin Verschoor, diz que estes benefícios dão mais um passo em frente quando combinados com outras tecnologias de Delphi.
“Por exemplo, a nossa pesquisa mostra que os benefícios para um motor de 4 cilindros com o DSF aumentam significativamente quando combinado com uma eletrificação “inteligente”, como o sistema da Delphi de 48 V”, afirmou. “O sistema Delphi de 48 V no seu todo pode reduzir as emissões e o consumo de combustível em mais de 10 por cento em motores de injeção direta. Quando combinado com o DSF, prevemos uma queda das emissões, tanto no consumo de combustível como nas emissões de CO2, que poderá atingir os 20 por cento”.
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