A i-empowerment marcou presença pela primeira vez no Salão Nacional do Transporte, mas foi também a primeira vez que uma empresa de consultoria na área da mobilidade elétrica esteve presente neste evento. Rui Bica, Diretor da i-empowerment, diz que a presença neste evento foi importante para desmistificar a mobilidade elétrica nos transportes.
Que balanço fazem da presença da vossa empresa no SNT 2024? Foi positivo? Porquê?
Mesmo sendo a primeira vez que participamos, a expectativa era elevada, pois a eletrificação das frotas está a chegar ao sector dos transportes de forma exponencial, em toda a Europa. O nosso objetivo foi contribuir para desmistificar a mobilidade elétrica, evitar a contrainformação e mostrar ao vivo que o carregamento de viaturas 100% elétricas é simples, requerendo apenas planeamento e estratégia. Dada todas as perguntas que nos fizeram, diferentes exemplos de necessidades e logísticas associadas, foi possível recolher leads e contactos interessantes de entidades que já estão atentas a trilhar o caminho da sustentabilidade!
Qual foi o principal destaque, em termos de produto ou serviço, do vosso stand?
Sem dúvida os equipamentos em exposição, os carregadores DC 30 e 40kW portáteis, que fazem parte da nossa frota de aluguer, que permitem uma utilização polivalente.
Desde marcas (OEM´s), grupos de retalho ou concessões, que necessitam dos serviços de carregamento rápido em eventos de lançamento de novos modelos e apresentação a clientes (temos serviços chave na mão, que pode inclusive passar por ligações eventuais a PT de rede pública), até clientes com processos de eletrificação de frotas em curso, e onde as viaturas chegaram antes da conclusão da preparação da infraestrutura de carregamento definida, e que permitem carregar as viaturas de forma simples e prática e económica.
Estas duas unidades presentes, estavam ligadas e operacionais (graças ao empenho e profissionalismo da equipa da ANTRAM), tendo sido possível experienciar o carregamento em duas viaturas 100% elétricas em exposição no nosso stand, disponibilizadas pelos nossos parceiros:
– DPD Portugal – Ford eTransit que integrou mais recentemente a frota de distribuição “last mile” com 80 unidades, totalizando atualmente mais de 200 viaturas 100% elétricas, a caminho do NET ZERO em 2040;
– FUSO Portugal – FUSO eCanter 7C18 com um chassis para 7TON, e que disponibiliza uma gama de versões muti uso que permitem diversos carroçamentos (com ou sem tomada de força), sendo este modelo CANTER um verdadeiro ícone nas empresas de transporte, produzido em Portugal (fábrica no Tramagal) há décadas!
Foi possível constatar presencialmente, que é possível carregar totalmente qualquer um destes modelos em menos de 2 horas, bastando uma infraestrutura simples e uma potência contratada de 41 kVA (BTN ou BTE), tudo isto disponível em renting até 72 meses.
Que mais valia trouxe, para os visitantes, a presença da vossa empresa no SNT 24?
Num setor onde os incentivos são ainda inexistentes, mas onde os clientes demonstram cada vez mais foco no ESG (Environmental, Social and Corporate Governance – ambiente, social e governança empresarial) e que no mercado financeiro sintetiza uma série de critérios de conduta que devem ser adotados pelas empresas, que futuramente vão definir o acesso a fundos europeus e financiamento da banca em geral), a chegada da eletrificação às frotas dos transportes de mercadorias e passageiros vem trazer um conjunto de desafios e investimentos cruciais para a operação das empresas. Todavia, essa evolução permite reduções de custos muito significativos e explícitos a diversos níveis (ex. combustíveis e manutenção), e implícitos ao nível do rating de sustentabilidade e comunicação.
Os mitos, a contra informação e o desconhecimento destas áreas, impede muitas vezes as empresas de evoluírem, de se modernizarem e acompanharem as tendências de um sector muito exigente e cada vez mais competitivo. Foi este conceito que demonstramos, através dos nossos serviços de consultoria, todos os dias no SNT 24!!
Contam marcar presença em futuras edições do SNT?
Com certeza que sim! Já ficou acordado com a organização da ANTRAM, e já estamos a pensar no formato do próximo ano! Por tudo o que foi dito acima, esta primeira experiência foi o pontapé de saída para uma evolução das frotas que não tem retorno, seja qual for o tipo de combustível escolhido, mas no foco de conseguirmos um planeta mais limpo e sustentável para as próximas gerações!