Ver todas

Back

Desporto automóvel sustentável é prioridade da Goodyear, FIA e ETRA

20 Maio, 2022
215 Visualizações

No início da temporada de 2022 do FIA European Truck Racing Championship, a Goodyear, a Fédération Internationale de l’Automobile e a European Truck Racing Association estão a definir ações para atingir uma competição sustentável. 

Manuel Vidal, Presidente da Comissão da FIA Truck Racing: “A abordagem da FIA é ter o desporto automóvel a agir como um laboratório para a mobilidade sustentável. Em linha com isto mesmo, há alguns anos que a Comissão do FIA Truck Racing desenvolveu um roteiro de sustentabilidade que está, agora, a ser implementado. O primeiro marco, a introdução de biodiesel HVO 100% renovável no Campeonato da Europa de Corridas de Camiões da FIA, foi alcançado no ano passado. Hoje, estamos encantados por dar às boas-vindas à Goodyear ao juntar-se à nossa jornada. As restrições extremas das corridas de camiões significam que os pneus são um dos aspetos fundamentais desta disciplina, e a sua relevância para a indústria do transporte rodoviário de mercadorias prova que o desporto automóvel pode servir um propósito maior”.

Estes esforços são reunidos pela FIA sob três pilares fundamentais: ação climática, tecnologia e inovação, e práticas sustentáveis. Após ter-se tornado neutra em carbono em 2021, um dos principais marcos da estratégia ambiental da FIA é alcançar zero emissões líquidas de carbono em 2030.

A ETRA, organizadora do Campeonato da Europa de Corridas de Camiões Goodyear FIA, trabalhou com o seu acionista, o ADAC Mittelrhein, e com a FIA para desenvolver e implementar planos para reduzir a sua pegada de carbono e promover tecnologias verdes. O pilar estratégico da sustentabilidade está no âmago do campeonato das corridas de camiões, e todos estão empenhados em apoiar o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris.

Durante muitos anos, o estabelecido programa de recauchutagem de pneus de camião da Goodyear foi já implementado pelas principais empresas de transporte europeias, apoiando-as no sentido de reduzir os custos globais com pneus em 10%, e de prolongar a vida útil dos pneus em 150%. Enquanto novo patrocinador do título, e há muito fornecedor exclusivo de pneus, a Goodyear está altamente empenhada em alavancar o FIA ETRC enquanto plataforma de testes e inovação, por forma a continuar a definir o caminho para o sector dos veículos comerciais rumo a práticas eficientes de economia circular e à redução das emissões.

PALAVRAS-CHAVE