Ver todas

Back

Diagtec: Rede de oficinas para “verdadeiros” especialistas

10 Fevereiro, 2023
542 Visualizações

Empresa da área do diagnóstico e mecatrónica automóvel, a JP Tools apresentou recentemente o Diagtec, um conceito oficinal direcionado a oficinas que pretendam ser referência no mercado ao nível destas áreas e também ao nível da assistência e reparação de veículos elétricos.

O que a JP Tools está a propor às oficinas com o conceito Diagtec faz todo o sentido no momento que o setor da manutenção e reparação automóvel atravessa atualmente. Os veículos automóveis que têm chegado ao mercado na última década (para não dizer antes) estão carregados de tecnologia e muitas oficinas conhecem bem os dissabores das horas perdidas em diagnóstico e na dificuldade de reparação de diversos componentes eletrónicos essenciais para o funcionamento dos automóveis.

Amadurecido nos últimos quatro anos, o conceito Diagtec vem dar resposta a tudo isto, dando possibilidade às oficinas de se tornaram verdadeiros especialistas de diagnóstico e mecatrónica automóvel, que lhes permitam não só resolver problemas mais rapidamente e com garantia às viaturas dos seus clientes, mas também potenciar este tipo de serviços técnicos para outras oficinas que não tenham nem equipamentos nem competências nestas áreas. As oficinas que pretenderem aderir a este conceito, tem ao seu dispor três níveis, que passam pelo diagnóstico, pelos veículos elétricos e pela reprogramação de centralinas. Cada um destes níveis (Diagtec Base, Diagtec Expert e Diagtec E-Premium) tem um conjunto de requisitos distintos, podendo a oficina optar por cada um em função das suas necessidades e disponibilidade de investimento.

“O conceito nasceu essencialmente da excelência das marcas que representamos, como por exemplo a Magicmotorsport, referência mundial ao nível da reprogramação e clonagem dos módulos das caixas automáticas e das centralinas do motor em aftermarket, e da SMOK que tens funções semelhantes nas unidades de airbag, ABS, quadrantes, bem como a Autel, entre outras. Os concessionários de marca não realizam este tipo de trabalhos, mas na realidade, tendo o conhecimento correto e os equipamentos certos, existe a possibilidade de reparar este tipo de unidades. Há inclusivamente algumas oficinas que já fizeram este tipo de investimentos mas não os exploram da melhor forma”, refere Joel Pinhel, Administrador da JP Tools/Diagtec Plus, acrescentado que “por outro lado, tenho visto no mercado muitos equipamentos eletrónicos a serem mal explorados e misturados com outros equipamentos dentro das oficinas. Foi tudo isto que nos levou a criar este conceito”. Pretende a JP Tools, com este conceito Diagtec, criar novas áreas de negócio dentro das oficinas – espaço interno específico, decorado e exclusivo para esta atividade técnica, onde possam “potenciar todo o investimento realizado, tornando-se uma referência, com todo o apoio técnico que lhes podemos prestar e que está previsto neste conceito”.

O objetivo é que as oficinas possam alavancar o seu negócio através do apoio da JP Tools de forma a potenciar os equipamentos que já possuem ou que irão adquirir através da adesão a este conceito. Para isso, a JP Tools no seu caderno de encargos disponibiliza um programa de formação muito exigente e abrangente, ao nível da área da mecatrónica e reprogramação eletrónica, ao nível da formação de produto (que permite potenciar os diferentes negócios envolvidos) e ao nível da formação comportamental, pensada e concretizada à medida de cada realidade (existente ou a atingir) e que é alicerçada na componente prática e experiencial. Outra das exigências desse caderno de encargos prevê que cada oficina forme pelos menos dois técnicos e que os mesmos trimestralmente atualizem os conhecimentos com mais formação. “Neste setor a evolução é constante e surge a um ritmo enorme, por isso todos os técnicos têm formação trimestral, de modo a estarem permanentemente atualizados”, refere o administrador da JP Tools / Diagtec Plus.

Para além das excelentes instalações onde garante a formação aos seus clientes, a JP Tools disponibiliza ainda uma linha de apoio técnico personalizada, com suporte em diagnóstico multimarca, interpretação de códigos de avaria, guia de localização de avarias e respetiva solução em tempo real e envio de documentação técnica (esquemas elétricos, dados técnicos e códigos de avarias). Outra dimensão deste projeto é a do marketing, com a JP Tools a querer dinamizar esta componente juntamente com as oficinas, de modo a potenciar o negócio. Não menos importante será o apoio da JP Tools na gestão operacional, mais uma vez sempre com o foco na dinamização comercial trazendo mais serviço para a oficina.

O layout e a imagem da oficina são também trabalhadas pela JP Tools como um dos pilares centrais do projeto, já que através dos quais o cliente irá percecionar os valores inerentes ao conceito Diagtec ao nível do conhecimento técnico, da competência e da diferenciação face a outras oficinas. “Trata-se de um conceito elitista e por isso temos identificadas uma série de oficinas que o podem integrar. O plano de negócio prevê um retorno do investimento rápido, nomeadamente para quem já trabalhe com alguns dos equipamentos propostos, numa área que consideramos de grande futuro no setor da reparação e manutenção automóvel, sendo que este conceito permite às oficinas alavancarem o seu negócio e diferenciarem-se no mercado”, conclui Joel Pinhel.

DIAGTEC
Joel Pinhel
913 405 913
geral@diagtec.pt
www.diagtecplus.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 83 de agosto de 2022. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE