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Dica Técnica DT SPare Parts – Termóstato com junta

6 Novembro, 2019
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O termostato garante que líquido que arrefece o motor alcance a temperatura ideal de operação o mais rápido possível e que também a mantenha. Para garantir isso, o termostato abre assim que a temperatura ideal de operação é alcançada e fecha novamente se a temperatura cair abaixo da faixa ideal de temperatura.

Assim que a temperatura operacional de 83 °C é alcançada, o preenchimento de cera no termóstato derrete e expande-se. Isso faz com que a caixa de metal se mova no pistão em funcionamento. Quando isso acontece, o circuito de arrefecimento é aberto e, simultaneamente, o circuito de bypass é fechado, de forma que o agente de arrefecimento possa passar pelo radiador. Assim que a temperatura cai abaixo de 83 °C, o preenchimento de cera solidifica novamente e o termóstato fecha com o auxílio de uma mola de retorno. Em seguida, o agente de refrigeração retorna para o motor ao longo do circuito de bypass.

Dicas & Truques

Drene-o antes de reparar o equipamento. Verifique o equipamento quanto ao conteúdo de contaminação/anticongelante e substitua, dependendo do que for encontrado.

Abra a carcaça do termóstato, remova o termóstato, observe a posição de montagem e limpe as superfícies de montagem. Substitua o termóstato, vede e encha o equipamento de acordo com as especificações do fabricante. Ventile os sistemas de refrigeração e aquecimento: Ligue o motor, deixe-o funcionar duarnte 5 minutos com diferentes velocidades e, ao fazer isso, corrija o nível do líquido de arrefecimento. Desligue o motor e corrija o nível do líquido de arrefecimento.

Verifique o sistema de refrigeração do motor quanto à impermeabilidade.

Estrutura do termostato:
1. Pistão
2. Flange
3. Válvula
4. Estrutura
5. Elemento com preenchimento de cera
6. Mola principal
7. Parafusos
8. Mola bypass
9. Válvula bypass
10. Arruela
11. Válvula de sangria

PALAVRAS-CHAVE